Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Infraestrutura de TI 2020 / Disciplinas

Disciplinas

1 - GERÊNCIA E SEGURANÇA DE REDES

Professores Responsáveis – Prof. Ms. Dagoberto Carvalio Júnior, Prof. Dr. Paulo Matias, Prof. Dra. Mariana Massimino Feres e Prof. Dr. Marcio Rodrigo Falvo.

CARGA HORÁRIA: 80 horas

OBJETIVOS:

Possibilitar o aluno o conhecimento das arquiteturas modernas de rede sem fio IEEE 802.11, com princípios de rede de acesso com suporte ao BYOD (Bring-Your-Own-Device),  redes pervasivas e processos de autenticação, velozes e transparentes. Apresentar os conceitos que possibilitam a implantação de qualidade de serviço em redes sem fio, além dos métodos de balanceamento de carga e ajustes de radio frequência. 

Fornecer ao aluno os fundamentos teóricos, tecnológicos e de gestão para possibilitar o planejamento de segurança computacional nos vários níveis dos ambienmtes computacionais: da rede aos serviços implantados. São apresentados os conceitos relacionados a sistemas criptográficos, segurança na comunicação de dados em redes TCP/IP, proteção de perímetro e gestão da segurança da informação.

Apresentar e capacitar os alunos, de forma prática, os conceitos de Gerência de Redes, monitoramento das redes e Internet.

Apresentar os co nceitos básicos sobre virtualização de servidores e principais soluções disponíveis. Apresentar um roteiro com os principais passos para implantação de uma solução de virtualização.

 EMENTA:

  1. PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES SEM FIO. Conhecimentos básicos sobre propagação e ondas. Conhecimentos teóricos e práticos para projeto, montagem e avaliação de redes locais sem fio baseadas no padrão IEEE 802.11. Arquiteturas de redes sem fio: independente, centralizada ou distribuída. Conhecimento sobre os equipamentos necessários para a montagem de redes sem fio. Segurança em redes sem fio com suporte ao BYOD. Qualidade de Serviço em redes sem fio. Aspectos necessários para um projeto adequado de rede sem fio.
  2. SEGURANÇA DE REDES E DE SERVIÇOS. Introdução à segurança cibernética: conceitos e terminologia básica. Principais primitivas de criptografia: cifração, autenticação, assinatura e resumo. Limitações clássicas de segurança da pilha TCP/IP. Protocolos de segurança implementados nas diversas camadas de uma rede e suas principais propriedades - SSL/TLS, IPsec, protocolos de VPN, 802.1x e MACsec. Vulnerabilidades mais comuns em aplicações web - Top 10 OWASP. Ferramentas de varredura de vulnerabilidades. Firewall - filtragem de pacotes, filtros para aplicativos web (WAF) e suas limitações.
  3. GERENCIAMENTO DE REDES. Introdução ao Gerenciamento de Redes: histórico e conceitos. Arquitetura de um sistema de gerenciamento:estação de gerenciamento, agente gerenciável, base de Informações gerenciais (MIB). Modelo de Gerenciamento:informações de gerenciamento (MIBs padrões), protocolos SNMPv1, SNMPv2 e SNMPv3. Estudo e implantação de ferramentas de monitoramento de rede: MRTG, RRDtool, Cacti e Nagios. Práticas de Laboratório: configuração das ferramentas Cacti e Nagios. Casos de monitoramento comerciais (contextos e atualidades). Preparação de projeto de monitoramento.
  4. VIRTUALIZAÇÃO DE SERVIDORES. Conceitos e objetivos. Tipos de virtualização: virtualização completa, paravirtualização , virtualização assistida por hardware. Benefícios da virtualização. Tipos de ferramentas para virtualização de servidores. Principais produtos e soluções disponíveis. Virtualização de um datacenter. Laboratório de implantação. Stacks para implementação de nuvem privada: OpenStack. Instalação do OpenStack. Administração do OpenStack.

 

2 - ACADEMIA AGIL           

Professor responsável – Prof. Gustavo Henrique Castellano

CARGA HORÁRIA: 40 horas

OBJETIVOS:

Este módulo objetiva capacitar o aluno a atuar como membro de times ágeis, implantar frameworks ágeis em times e em escala, vivênciar o dia a dia de uma iniciativa ágil e iniciar na prática uma iniciativa ágil.

EMENTA:

  1. Objetivos da Academia ágil, gerenciamento de projetos versus gerenciamento de produtos, iniciativas ágeis versus iniciativas tradicionais, manifesto ágil (e Modern Agile) e o framework cynefin
  2. O Framework Scrum: visão geral, o scrum team, eventos, artefatos e transparência (es sa parte do curso é preparatória para a certificação PSM I da scrum.org);
  3. Gestão de Produtos: criando um produto na prática;
  4. O Framework SAFe 4.5: Full SAFe, Large Solution SAFe, Portifolio SAFe, Essential SAFe e a ferramenta CA Agile Central.
  5. Se tornando um facilitador, a carreira de agilista e prova teórica.

 

3 -  INTERNET DAS COISAS

Professor Responsável – Prof. Dr. Fredy João Valente

CARGA HORÁRIA: 40 horas 

OBJETIVOS:

Capacitar o a luno para entendimento e conhecimento de Internet das Coisas (IoT) e suas aplicações na indústria, com domínio da arquitetura de rede que implementa a IoT, conectividade através de novas tecnologias de comunicação, protocolos de transmissão de dados para IoT e conectividade com ambientes de inteligência (Local, em Neblina e Nuvem). Apresentar as principais aplicações IoT nas diversas áreas de aplicação na indústria. Ao final deste módulo. o aluno será capaz de demonstrar conhecimento técnico especializado em IoT, entender os princípios de sensoriamento e atuação, comunicação e transporte de dados, e registro de informação, entender as estratégias de análise de dados IoT, avaliar as decisões de projeto de sistemas IoT e conhecer as principais aplicações IoT.

EMENTA:

  1. Interne t das Coisas ( IoT) O que é IoT – IoT genesis, negócios digitais, impactos;  Arquitetura de Rede e Projeto IoT – conectividade pública, fábricas inteligentes e prédios inteligentes, desafios IoT. Tecnologias de Comunicação para IoT: WiFi, ZigBee, Bluetooth Smart, LoRa, LTE-cat0, NB- Weightless- P, SigFox, Neul, Thread, Z-Wave e 6LoWPAN; Taxa de Transmissão de Dados, Throughput, Latência e Determinismo;
  2. Engenharia de Redes IoT. Objetos Inteligentes: as Coisa s em IoT – Sensores, Atuadores, MEMS (Micro-Electro-Mechanical Systems) , Dispositivos Inteligentes; Conectando Objetos Inteligentes – Camadas IoT: Física, Conectividade e Processamento de Borda; IP como a camada de Rede IoT – Arquitetura de Rede, Roteadores e Gateways, Identificadores, Gestão de Rede IoT, IPv6, IPSO (Internet Protocol for Smart Objects); Redes de Sensores e WSN (Wireless Sensor Networks); Protocolos de Transporte e Aplicação para IoT: MQTT, CoAP, MQTT-S e XMPP; SCADA e Tunelamento; Middlewares IoT e BigData para IoT – Base de Dados NoSQL: ex. Hadoop; Análise de Dados para IoT – Dados Estruturados x Não Estruturados, Análise Preditiva, Ferramentas de Análise para BigData e Tecnologias: Analytics (Edge x BigData x Stream Processing); Modelos de Segurança IoT/M2M (Machine-to-Machine); 
  3. IoT na Industria. Padrões IoT para Indústria e Aplicações por Setor: Manufatura – Integração com chão de fábrica, aplicações, Soluções RTLS; Óleo e Gás – Monitoramento de Segurança, Visibilidade Operacional; Utilidades – medição e gestão de consumo de energia, água, luz; Cidades Inteligentes, Transporte e Segurança Pública;


4 -  PLATAFORMA DE SERVIÇOS DE REDES LINUX

Professor Responsável – Prof. Dr. Helio Crestana Guardia

CARGA HORÁRIA: 40 horas

OBJETIVOS:

Capacitar o aluno a instalar e configurar um Sistema Operacional de Rede usando a plataforma Linux. Estudar o gerenciamento de processos e o controle de serviços. Tratar do gerenciamento de contas de usuários, da configuração de permissões e de controles de acesso. Apresentar ao aluno os principais serviços disponíveis para a internet, suas capacidades, com configurá-los, ajustá-los e administrá-los.

EMENTA:

  1. SERVIDORES DE REDES E APLICAÇÕES – Apresentação e instalação do Sistema Linux. Utilização do sistema com interfaces gráficas e via Shell. Gerenciamento de pacotes de software e atualizações. Gerenciamento de contas de usuários. Sistema de arquivos, permissões e controles de acesso. Gerenciamento de processos e serviços. Configurações de interfaces e protocolos de rede. Configuração de serviços de rede.
  2. SERVIÇOS DE REDES - Principais serviços de redes, instalação, configuração e gerenciamento dos serviços.

 

5- INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES

Professores Responsáveis – Prof. Ms. Dagoberto Carvalio Junior, Prof. Dr. Helio Crestana Guardia, Prof. Esp. Marcelo José Duarte e Prof. Ms. Igor Vitório Custódio.

CARGA HORÁRIA: 80 horas

OBJETIVOS:

Capacitar o aluno a entender os conceitos de ocupação, adaptabilidade, desempenho e normas de cabeamento estruturado, tanto para as redes de acesso, quanto para as redes de Data Center. Capacitar o aluno a conhecer a arquitetura de camada 2 do modelo de referência OSI, incluindo: configuração de VLANs estáticas, troncos 802.1Q e adequação de segmentos lógicos. Apresentar a arquitetura dos protocolos da Internet, descrevendo sua estrutura e operação. Estudar o mecanismo de endereçamento e o encaminhamento de pacotes. Apresentar os principais protocolos de aplicações e questões relacionadas à implementação de aplicações baseadas no modelo cliente x servidor. Capacitar o aluno a entender o funcionamento do roteamento em redes de computadores, em especial o roteamento IP (Internet Protocol), seja ele local dentro de uma instituição (RIP,OSPF) ou global para a Internet (BGP). Capacitar o aluno sobre a visão interna do funcionamento de um roteador, os protocolos de roteamento estáticos e dinâmicos. Dar experiência prática em laboratório com simuladores de roteadores para a resolução de problemas de roteamento. Estudar questões e mecanismos associados ao controle do encaminhamento de pacotes, visando à otimização de tráfegos e à garantia de desempenho. 

EMENTA:

1 – CABEAMENTO ESTRUTURADO. Introdução em redes de acesso e cabeamento estruturado. Conceitos sobre cabeamento estruturado. Subsistemas do cabeamento estruturado. Desempenho do cabeamento estruturado. Testes utilizados em fibras. Cabeamento estruturado em Data Centers. Configuração de Switches para segmentação de redes em VLANs e troncos 802.1q.

2 – ARQUITETURA TCP/IP. A camada de rede. O protocolo IP: Ipv4 e Ipv6. Endereçamento, encaminhamento de pacotes e roteamento. Protocolos de controle. A camada de transporte: TCP e UDP. DNS e protocolos de aplicação. Comunicação entre processos.

3 – ROTEAMENTO IP. Fundamentos de Protocolos de Redes, Funcionamento Interno de um Roteador, Montagem de uma Rede Simples usando Simulação de Roteadores, Computadores e Rotas Padrão. Endereçamento IP aprofundado: Dimensionando Redes IPv4, Classes de Endereçamento, Agregação de Endereços CIDR. VLSM- Variable Length Subnet Masking. Protocolos de Roteamento: Características de Protocolos Baseados em Distance Vector, Características de Protocolos Baseados em Link State, Comparação entre os Protocolos, Protocolo RIP, OSPF e OSPF Hierárquico. Estudo de Caso (baseado em Roteadores Cisco): Simuladores de Roteadores Cisco, Detalhamento sobre os roteadores, componentes e placas, Cisco IOS, memória, buffers, etc., Tarefas Básicas de Configuração em Roteadores Cisco, Métodos Básicos de Troubleshooting em Roteadores Cisco. Laboratórios de Roteamento IP: Dimensionando Redes Classless usando Máscaras de Sub-Rede e Endereçamento IP. Conceitos e Possíveis Problemas RIP e OSPF, com experimentos e troubleshooting. Roteamento em Redes de Larga Escala com BGP: BGP: Conceitos, Configurações e Estudo de Casos no Simulador, Estado da Arte de BGP na Internet.

4 – MODELAGEM DE TRÁFEGO E QUALIDADE DE SERVIÇOS. Identificação de fluxos de paco tes. Classificação de tráfego. Policiamento e modelagem de tráfego. Qualidade de serviço. Estudo de casos: policiamento e modelagem de tráfego com Linux.

 

6 -  INFRAESTRUTURA DE DEVOPS

Professores Responsáveis - Prof. Vitor B. Miranda e Profa. Esp. Gleise Segatto de Oliveira Teixeira.

CARGA HORÁRIA: 40 horas

OBJETIVOS:

Apresentar os principais tópicos relacionados a DevOps, tratando de boas práticas, processos, metodologias e ferramentas necessárias para aumentar a agilidade tanto no processo de desenvolvimento quanto no processo de entrega do produto.

EMENTA:

  1. DEVOPS – Conceitos de DevOps, práticas e metodologias ágeis. Gerenciamento de pacotes maven e node, controle de versão e repositório de binários. Continous Integration, Continous Delivery e Continous Deployment com Gitlb e Jenkins. Gerenciamento e agregação de logs usando o stack ELK (Elasticsearch, Logstash e Kibana) para análise de comportamento e movimentação dos dados.
  2. Instrumentação de aplicações e análise de dados com Prometheus para extração de insights e comportamento de aplicações. Containers e Orquestração com Docker, RKT, Docker Swarm e Kubernetes. Máquinas virtuais e containers. Utilização de containers Docker para avaliação rápida e simples de novas ferramentas. Emprego de containers Docker para avaliação rápida e simples de novas ferramentas. Emprego de containers Docker no ambiente de desenvolvimento de modo isolado, e definição de um ambiente integrado e replicável de desenvolvimento utilizando Docker Compose.
  3. DEVOPS – Aula prática onde desenvolveremos nossa infraestrutura de ferramentas utilizando códigos (Ansible e Puppet) e construiremos uma pipeline automatizada (CI/CD) para implantação de uma aplicação web. Apresentação dos conceitos básicos de cada ferramenta para um bom entendimento e uso das tecnologias. Instalação e configuração das ferramentas básicas para automação: Ansible/Puppet (Infraestrutura como código), Jenkins/Rundeck (automação CI/CD), Git/Gitlab (controle de versão). Integração das ferramentas para a automação do deploy automatizado de uma aplicação web;

 7 -  PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE TI

Professores Responsáveis – Prof. Dr. Helio Crestana Guardia e Prof. Ms. Igor Vitório Custódio.

CARGA HORÁRIA: 40 horas

OBJETIVOS:

Desenvolvimento de um projeto de infraestrutura de TI para ambiente corporativo,  sendo base para o Trabalho Final de Conclusão de Curso.

EMENTA:

  1. Objetivos do Projeto de Infraestrutura de TI
  2. Apresentação das disciplinas do Curso e relação entre elas e o projeto de infraestrutura de TI
  3. Acompanhamento do desenvolvimento do projeto de infraestrutura de TI
  4. Apresentação do projeto de infraestrutura de TI

 

Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu