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Disciplinas

1. Desenvolvimento Ágil de Software

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Antonio Francisco do Prado

CARGA HORÁRIA: 88h

OBJETIVOS:

Apresentar a evolução, a terminologia, os fatores críticos e o estado da arte da Engenharia de Software. Apresentar o método ágil a ser utilizado no desenvolvimento das aplicações web, baseado nos métodos ágeis atuais (SCRUM, XP e Outros). Apresentar uma visão prática do desenvolvimento ágil de software. Praticar o desenvolvimento ágil de software. Utilizar técnicas e ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento ágil de software.

EMENTA:

  1. Visão geral e atual da Engenharia de Software.
  2. Métodos ágeis de desenvolvimento de software.
  3. Técnicas e ferramentas de apoio ao processo de desenvolvimento ágil.
  4. Desenvolvimento ágil de software. Ciclo de vida do software, gerência, e equipes de desenvolvimento.
  5. Visão prática do desenvolvimento ágil de software. Requisitos, Modelagem, Planejamento, Implementação, Testes, Demonstração e Implantação.
  6. Organização dos times de desenvolvimento para desenvolvimento ágil.
  7. Estudos de casos com desenvolvimento ágil de software. Prototipação.
  8. Acompanhamento do desenvolvimento do sistema de software realizado pelos alunos do curso.

 

2. Plataforma de Desenvolvimento em Software Livre

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Helio Crestana Guardia

CARGA HORÁRIA: 24h

OBJETIVOS:

Instalação e configuração de um ambiente computacional baseado em software livre para desenvolvimento de software e para a execução de serviços de rede. Prática na utilização e na administração da plataforma Linux/Unix, incluindo a configuração e o gerenciamento de serviços de rede utilizados numa rede corporativa baseada em software livre.

EMENTA:

  1. Apresentação e instalação do Sistema Linux.
  2. Login no sistema e utilização dos ambientes gráfico e do shell
  3. Comandos e ferramentas para uso e gerenciamento do sistema
  4. Gerenciamento de pacotes de software e atualizações
  5. Sistema de arquivos e direitos de acesso
  6. Gerenciamento de usuários e grupos
  7. Gerenciamento de processos e serviços
  8. Configuração de serviços de rede
  9. Instalação e configuração da plataforma de Banco de Dados
  10. Instalação e gerenciamento do servidor de aplicação
  11. Instalação e uso de uma ferramenta de controle de versões (SVN)

3. Certificação Java

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Ms. Reinaldo de Oliveira Castro

CARGA HORÁRIA: 40h

OBJETIVOS:

Apresentar os aspectos sintáticos e semânticos da linguagem Java, preparando os alunos para o exame de certificação da linguagem e para as disciplinas subsequentes de programação do curso de pós-graduação.

EMENTA

  1. Orientação a Objetos e Estrutura Geral da Linguagem Java
  2. Tipos de Variáveis e Características da Linguagem Java
  3. Sobrecarga de Métodos, Coleta de Lixo e Operadores
  4. Controle de Fluxo, Tratamento de Exceções, Assertivas  e Operações de E/S
  5. Conjuntos, Genéricos,  Coleções e  Threads
  6. Exame preparatório para a certificação Java

4. Projeto de Software Baseado em Padrões

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Valter Vieira de Camargo 
CARGA HORÁRIA: 20h
OBJETIVOS:

Capacitar o aluno a projetar adequadamente sistemas orientados a objetos usando a linguagem de modelagem UML em um processo de desenvolvimento ágil. Capacitar o aluno a raciocinar sobre os modelos construídos, aplicar padrões e analisar coesão e acoplamento.

EMENTA:

  1. Orientação a Objetos e Modelos de Processo;
  2. Diagramas da UML: Casos de Uso, Diagramas de Classes, Diagramas de Sequência do Sistema, Diagramas de Colaboração, Diagramas de Estados e Diagramas de Pacotes.
  3. Padrões GRASP: Padrão Especialista, Padrão Baixo Acoplamento, Padrão Alta Coesão e Padrão Controlador.

5. Projeto de Banco de Dados

PROFESSOR RESPONSÁVEL:  Profa. Dra. Marilde T. Prado Santos

CARGA HORÁRIA: 24 horas

OBJETIVOS:
Apresentar aosalunos asetapasformaispara a realização deumprojeto debanco dedados, capacitando-os a projetaremumbanco dedadoscomqualidade eeficiência. Associar as etapas do projeto de banco de dados com as etapas da análise orientada a objetos e metodologia ágil de desenvolvimento de sistemas.

EMENTA:

  1. Projeto Conceitual: Modelo Entidade-Relacionamento Estendido. Visão –Integraçãode visões.
  2. Projeto Lógico: Refinamento doesquemaconceitual. Modelo Relacional. MapeamentoparaoModeloRelacional. Modelagem dacargadoBancodeDados(processamentode consulta). Refatoração.
  3. Projeto Físico: Avaliação doscustosde consultas consideradas críticas. Análise eadequaçãonousode índices.
  4. Estudos de Casos. Acompanhamento de projetos.

6. DESIGN E AVALIAÇÃO DE INTERFACES DE USUÁRIO PARA WEB

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Vânia Paula de Almeida Néris

CARGA HORÁRIA: 20h

OBJETIVOS:

Apresentar conceitos básicos da Interação Humano-Computador e de abordagens ao design de sistemas Web. Apresentar o conceito de padrões e orientar os alunos no uso de padrões como ferramental para o design de interfaces de usuário para Web. Apresentar métodos de avaliação de usabilidade e acessibilidade e orientar os alunos na aplicação de tais métodos em interfaces Web. Propiciar aos alunos condições para que exercitem o design e a avaliação de interfaces de usuário para Web seguindo uma metodologia ágil.

EMENTA:

  1. Conceitos básicos da Interação Humano-Computador.
  2. Abordagens ao design da interação em sistemas Web: modelos, métodos, guidelines, padrões.
  3. Design de interfaces de usuário para Web utilizando padrões: conceitos, linguagens, wireframes.
  4. Avaliação de interfaces de usuário para Web: usabilidade e acessibilidade.
  5. Design e avaliação de interfaces de usuário para Web em metodologias ágeis.

7. Padrões e Frameworks para Persistência Objeto-Relacional

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Ms. Reinaldo de Oliveira Castro
CARGA HORÁRIA: 24h

OBJETIVOS:

Apresentar os conceitos básicos e os avançados de frameworks de persistência objeto-relacional (Java Persistence API) em aplicações orientadas a objeto. Utilização de ferramenta case do ambiente Netbeans  para geração automática do mapeamento objeto-relacional. Introdução ao conceito de Enterprise Java Bean (EJB).

EMENTA:

  1. Mapeamento Objeto-Relacional: JPA (Java Persistence API).
  2. Metadados de Entidades: Anotações e XML.
  3. Mapeamento entre Classes e Tabelas.
  4. Mapeamento de Relacionamentos: 1 para 1, 1 para N, N para N, Classes de Associação e Estratégias de Mapeamento de Herança.
  5. Estratégias de busca em relacionamentos lazy e eager.
  6. Gerenciador de Entidades (Entity Manager): Contextos de Persistência, Gerenciamento via Aplicação, Gerenciamento via Container.
  7. JPQL (Java Persistence Query Language).
  8. Desenvolvimento em camadas: apresentação, negócio e persistência.
  9. Padrões de Projeto: Fachada e DAO (Data Access Object).
  10. Introdução à tecnologia Enterprise Java Bean (EJB).

8. Programação para Web

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Daniel Lucrédio

CARGA HORÁRIA: 20h

OBJETIVOS:

Apresentar as características da arquitetura de aplicações na Web, principais conceitos envolvidos no desenvolvimento Web, ferramentas e as principais características da linguagem Java para o processo de desenvolvimento para Web.

EMENTA:

  1. Introdução à arquitetura das aplicações na Web: Características das aplicações para Web, Protocolo HTTP, Modelo requisição-resposta, Modelo em múltiplas camadas, Visão geral da plataforma Java para Web, Containers, Frameworks, Servidores, Ferramentas, Camada do cliente, Conteúdo estático (HTML/CSS), Conteúdo dinâmico (Javascript).
  2. Tecnologia Java Servlets: Ciclo de vida, Objetos de escopo, Manutenção de estado do cliente.
  3. Tecnologia Java Server Pages (JSP): Ciclo de vida, Conteúdo estático / dinâmico, Expression Language (EL), JSP Standard Tag Library.

9. Frameworks para Desenvolvimento Web

PROFESSOR RESPONSÁVEL Prof. Ms. Ivan João Foschini

CARGA HORÁRIA: 24h

OBJETIVOS:

Apresentar os conceitos envolvidos com a utilização de padrões de projeto de software, relacionando estes conceitos com o desenvolvimento de Aplicações Web. Evidenciar a importância da utilização de padrões de projeto para a criação de aplicações modulares, confiáveis e com grande capacidade de reutilização. Relacionar os padrões de projeto aos Frameworks para o desenvolvimento de Aplicações Web, com a apresentação de uma aplicação Web que emprega o Framework JavaServer Faces (JSF), seguindo os padrões de projeto Model-View-Controller (MVC), Data Access Object (DAO) e Façade (Fachada). Apresentar as facilidades oferecidas pelo JSF para o desenvolvimento de aplicações Web com acesso a Bancos de Dados, suporte a Ajax e validação de dados. Utiização da biblioteca de componentes PrimeFaces na aplicação Web de exemplo, de tal maneira a melhorar a interatividade, responsividade, aparência e facilidade de desenvolvimento da aplicação. Desenvolvimento de um mecanismo de autenticação e autorização para a aplicação web apresentada.

EMENTA:

  1. Padrões de Projeto e Frameworks.
  2. Introdução ao Framework JavaServer Faces (JSF) e às principais tecnologias relacionadas a este Framework.
  3. Estudo de uma Aplicação Web com acesso a Banco de Dados, suporte a Ajax e validação de dados utilizando o Framework JSF e a biblioteca de componentes PrimeFaces, os Padrões de Projeto Model-View-Controller (MVC), Data Access Object (DAO) e Façade (Fachada).
  4. Desenvolvimento de um mecanismo de autenticação e autorização para a Aplicação Web
  5. Prática com os alunos para que os conceitos e facilidades apresentadas na disciplina sejam incorporados aos trabalhos de conclusão de curso de cada time.

10. Computação Móvel

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Ms. Tiago Caminha Gaspar

CARGA HORÁRIA: 16H

OBJETIVOS:

Apresentar os conceitos, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento com dispositivos móveis em diferentes plataformas. Praticar o desenvolvimento com dispositivos móveis.

EMENTA:

  1. Visão geral das principais plataformas móveis do mercado;

  2. Perspectivas de mercado para plataformas móveis;

  3. Principais conceitos da plataforma Android;

  4. Conceitos e exemplos sobre o Android SDK, persistência, conexões RestFull, Multidimia e etc; e

  5. Estudos de caso.

11. Framework Grails

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Delano Medeiros Beder

CARGA HORÁRIA:  16H

OBJETIVOS:

Expor e utilizar as facilidades oferecidas pelo framework Grails para o desenvolvimento de Aplicações Web com acesso a Bancos de Dados e suporte a Ajax (Asynchronous Javascript And XML), bem como plugins extras que auxiliam o processo de desenvolvimento. Prática de desenvolvimento de Aplicações Web com o emprego dos conceitos presentes no framework Grails.

EMENTA:

  1. Visão geral do framework grails: MVC, paradigma da programação por convenção, serviços web, Ajax e integração (tecnologias Grails e Java).
  2. Desenvolvimento, juntamente com os alunos, de uma Aplicação Web com acesso a Banco de Dados, utilizando o Framework Grails, e Model-View-Controller (MVC).
  3. Trabalho prático com o emprego dos conceitos e práticas apresentadas.

12. Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Fabio Luis Velloso da Silva

CARGA HORÁRIA:  16 horas

OBJETIVOS:

Apresentar a arquitetura e conceitos relacionados a Web Services, bem como Arquitetura Orientada a Serviços (SOA). Apresentar os serviços e protocolos de Web Services (SOAP, WSDL, UDDI) e APIs para processamento de XML. Capacitar o aluno no desenvolvimento de aplicações SOA e Web Services utilizando Java, apresentando citações em que tais arquiteturas devem ser utilizadas e qual infra-estutura e segurança são necessárias para garantir performance ao serviço. Apresentar conceitos de BPEL e BPM. Capacitar o aluno a desenvolver aplicação JEE com EJB sendo cliente e provedor do serviço. Entender as APIs e desenvolvimento de Web Services para J2ME e RESTful Web Services. 

EMENTA:

  1. Introducão a Arquitetura Orientada a Serviços e Web Services.
  2. Padrões, protocolos e especificações .
  3. Frameworks e API's para o desenvolvimento de Web Services.
  4. Desenvolvimento de Web Services.
  5. Modelo de segurança.
  6. RESTful Web Services e OAuth

13. Desenvolvimento Dirigido por Testes

PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Prof. Dr. Fabiano Cutigi Ferrari

CARGA HORÁRIA: 16h

OBJETIVOS:

Capacitar o projetista a realizar o desenvolvimento dirigido por testes, conhecido como TDD (Test Driven Development), que é um paradigma de desenvolvimento que compõe uma das bases dos métodos ágeis. Esse tipo de paradigma corresponde a definir primeiramente os casos de teste e depois, com base nisso, desenvolve-se o software propriamente dito. O projetista deve adquirir conhecimentos gerais sobre a atividade de teste, suas técnicas e critérios, para que ele esteja apto a conduzir esse tipo de desenvolvimento. Além disso, o projetista deve saber utilizar ferramentas livres que permitam com que diferentes tipos de teste sejam aplicados e que a atividade de teste possa ser gerenciada pela equipe de trabalho.

EMENTA:

  1. Fundamentos: técnica, critério, requisito e caso de teste
  2. Técnicas e critérios: teste funcional e estrutural
  3. Ferramentas de apoio ao teste de software; JUnit
  4. Desenvolvimento Dirigido por Testes (TDD)
  5. Gerência da atividade de teste

14. Otimização de Desempenho de Sistemas de Gerenciamento de Bases de Dados Relacionais

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Renato Bueno

CARGA HORÁRIA: 16h

OBJETIVOS:
Apresentar e discutir com osalunos diversos aspectos relativos ao desempenho de sistemas de gerenciamento de bases de dados relacionais, e apresentar técnicas para otimização de desempenho desses sistemas após a implementação, em uma fase de ajustes desses sistemas.

EMENTA:

  1. Estrutura Física de uma base de dados: organização física dos dados criação de tabelas e índices.
  2. Indexação: utilização e eficiência de índices, tipos de índice, métodos de acesso físicos.
  3. Otimização de consultas: estimativas de custo, coleta de estatísticas,  reescrita de expressões em SQL.
  4. Outros aspectos relacionados ao ajuste fino de SGBD.
  5. Estudos de Casos. Acompanhamento de projetos.

15. Aplicações Web em Nuvem 

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Antonio Francisco do Prado

CARGA HORÁRIA: 16h

OBJETIVOS:

Capacitar o aluno a utilizar os serviços em nuvem e a lidar com escalabilidade horizontal e vertical, empregando corretamente os conceitos de Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS) na infraestrutura da núvem. Permitir a criação de máquinas virtuais com sistemas operacionais diversificados e gerenciamento de aplicações Web em nuvem. 

EMENTA:

  1. Modelos e Serviços (SaaS,PaaS e IaaS);
  2. Criação de máquinas virtuais;
  3. Gerenciamento do sistema em Nuvem;
  4. Arquitetura de Computação em Nuvem;
  5. Escalabilidade Vertical e Horizontal no cloud;
  6. Deploy de uma aplicação na nuvem.

16. Metodologia Científica

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Helena de Medeiros Caseli

CARGA HORÁRIA: 16h

OBJETIVOS:

Possibilitar, ao aluno, a compreensão e o domínio dos mecanismos de investigação científica com o intuito de organizar e realizar a atividade de pesquisa e divulgar os resultados obtidos. Aplicação prática do conteúdo da disciplina na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

EMENTA:

  1. Pesquisa científica: o que é, sua motivação e metodologia de desenvolvimento
  2. Conceitos relacionados à pesquisa científica
  3. Planejamento da pesquisa
  4. Ética na pesquisa científica
  5. Escrita científica: organização e estrutura formal do trabalho
  6. Escrita científica: referências e citações bibliográficas
  7. Apresentação da pesquisa


17. Tópicos em Desenvolvimento de Software para Web

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sergio Donizetti Zorzo

CARGA HORÁRIA:  36h

OBJETIVOS:

Apresentar ferramentas, metodologias, e estratégias de desenvolvimento de software por empresas de desenvolvimento ou que as utilizam, objetivando trazer ao aluno a engenharia de software empregada no mercado de trabalho.

EMENTA:

Variável - será composta por palestras que deverão cobrir os tópicos atuais de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Software, como engenharia de negócios, controle de versão, projeto de interface, desenvolvimento ágil de projetos, etc.
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Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu