Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Docentes

Prof. Dr. Valter Vieira de Camargo

Doutor em Ciência da Computação pela USP/São Carlos e mestre na mesma área pelo Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu seu pós-doutorado na Universidade de Twente, Holanda, em 2013 na área de engenharia de software. Possui experiência com o desenvolvimento de frameworks, modularização de sofware, modernização de sistemas legados e arquitetura lógica de sistemas. Atualmente é professor do Departamento de Computação da UFSCar, sendo orientador de alunos de metrado e doutorado e tendo publicado mais de 100 artigos científicos.

Disciplina:

  • Academia Ágil

Prof. Gustavo Henrique Castellano

MBA Executivo Internacional pela FGV/University of California – Irvine e Graduado em Ciência da Computação pela UCB, é palestrante e trainer internacional. Atualmente trabalha na Adaptworks como Enterprise Lean-Agile Coach & Trainer e atua na prática com agilidade em escala usando SAFe 4.5 . Possui 15 certificações internacionais (Sendo um dos primeiros certificados SAFe Program Consultant do Brasil, é Lean Change Agent e Kanban Management Professional). É um entusiasta em transformação permanente de pessoas.

Disciplina:

  • Academia Ágil

 

Prof. Dr. Auri Marcelo Rizzo Vincenzi

 Professor adjunto no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (2015-atual). Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1995). Possui títulos de mestrado (1998), doutorado (2004) e pós-douturado (2015) em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo ICMC/USP. Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: teste de software, teste funcional, teste estrutural, teste baseado em defeitos, desenvolvimento de ferramentas de teste e estabelecimento de estratégias de teste.

Disciplina:

  • Teste Funcional e estrutural em Aplicações Web e Aplicações Móveis.

Prof. Dr. Daniel Lucredio

Engenheiro da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Ciência da Computação pelo ICMC-USP em São Carlos, com estágios na George Mason University – Fairfax, VA – EUA e Microsoft Research – Redmond, WA – EUA. Tem experiência com desenvolvimento de software e treinamento profissional na plataforma Java. Atualmente é professor no DC/UFSCar, pesquisando reutilização de software, desenvolvimento orientado a modelos e computação em nuvens.

Disciplina:

  • Desenvolvimento de Software em Java

 

Prof. Ms. Ivan João Foschini

Bacharel em Ciência da Computação – UFSCar - São Carlos. Mestre em Ciência da Computação – UFSCar - São Carlos. Professor Substituto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos até 2005, atuando na área de Desenvolvimento de Software com emprego da tecnologia Java. Desenvolvedor Java.

Disciplina:

  • Desenvolvimento de Software em Java

 

Prof. Dra. Márcia Luciana Aguena

Bacharel Ciência da Computação pela Unesp de São José do Rio Preto. Mestre, Doutora e Pós-doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos com estágio na UBC – Vancouver Canadá. Diretora educacional da 39DEV, empresa especializada em desenvolvimento de software utilizando tecnologias Java. Professora universitária desde 2002. Áreas de interesse: processamento de imagens e sinais.

Disciplina:

  • Desenvolvimento de Software em Java

Prof. Esp. Bruno Lourenço Lopes

Formado na gradução pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em desenvolvimento de software para web pela UFSCar. Desenvolvedor de software na UFSCar, junto a Secretaria de Informática e com interesse em desenvolvimento de software utilizando grails, mantendo o blog vaidegrails.com.

Disciplinas:

  • DevOps

Prof. Paulo Gomes da Cruz Junior

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Oswaldo Cruz. especialista em desenvolvimento de sistema na empresa Daitan Group.

Disciplinas:

  • DevOps

 

Prof. Dr. Fabiano Cutigi Ferrari

Doutor em em Ciências da Computação e Matemática Computacional pelo ICMC – Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos, com interesse em Engenharia de Software, Teste de Software, Programação Orientada a Objetos e a Aspectos, Teste de Software Orientado a Objetos, Teste de Software Orientado a Aspectos, Revisões Sistemáticas Engenharia de Software Experimental.

Disciplina:

  • Teste Funcional e estrutural em Aplicações Web e Aplicações Móveis


Profa. Dra. Vânia Paula de Almeida Neris

Professora no Departamento de Computação da UFSCar, onde vem ministrando aulas de IHC no curso à distância de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) da UAB/UFSCar nos períodos de Janeiro a Abril de 2013 a 2016. Também vem ministrando aulas de IHC na pós-graduação em Ciência da Computação na mesma universidade. Orienta trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado e mais recentemente doutorado na área, já tendo atuado em diversos projetos de desenvolvimento Web na academia e em empresas.

Disciplina:

  • User eXperience [para todos] na Web


Profa. Ms. Tatiana Silva de Alencar

Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação do DC/UFSCar e tem pesquisado formas de interação mais flexíveis para usuários em ambientes ubíquos. É professora no Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) onde ministra aulas de IHC para o curso de Engenharia da Computação desde 2014. Atuou como tutora virtual da disciplina de IHC no curso de BSI da UAB/UFSCar nos períodos de Janeiro a Abril de 2013 a 2016.

Disciplina:

  • User eXperience [para todos] na Web

 

Profa. Dra. Sandra Camargo Pinto Ferraz Fabbri

Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP. Mestre em Sistemas de Informação pelo ICMC-USP São Carlos. Doutora em Física Computacional pelo IFSC-USP. Professora Associada do Departamento de Computação, atuando nas áreas de engenharia de requisitos; gerência de projeto; validação, verificação e teste de software; engenharia de software experimental; e qualidade de software.

Disciplina:

  • Metodologia de Pesquisa - Revisão Sistemática

 

Profa. Dra. Elis Cristina Montoro Hernandes

Gestora de Qualidade de Software na Monitora desde 2015, liderando um time que atua em projetos nacionais e internacionais desde a análise e registro dos requisitos até a fase de testes e homologação. Bacharel em Sistemas de Informação (UNIFEV), Mestre (2007) e Doutora (2014) em Ciência da Computação - Engenharia de Software (UFSCar) e cursando MBA em Gestão Empresarial (FGV Management). Já atuou com desenvolvimento de software para administração pública, atuou como docente no ensino superior, é tutora dos cursos a distância da UFSCar desde 2009 e participa do projeto StArt, do Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software da UFSCar (LaPES) desde 2008. Possui forte interesse em estudos secundários (mapeamento e revisão sistemática), análise qualitativa, qualidade de processo e produto, métodos ágeis, gerenciamento de requisitos, atividades de verificação e validação e educação em computação.

Disciplina:

  • Metodologia de Pesquisa - Revisão Sistemática

Profa. Dra. Sandra Abib

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciência da Computação pelo ICMSC – USP em São Carlos. Doutora em Engenharia Elétrica – Computação e Sistemas Digitais – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Associada do Departamento de Computação da UFSCar, atuando em gestão empresa/universidade. Ouvidora da Universidade Federal de São Carlos.

Disciplina:

  • Tópicos em Desenvolvimento de Software

 

Profa. Dra. Kamila Rios Da Hora Rodrigues

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre e Doutora em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Designada da Universidade do Estado de Minas Gerais e professora Assistente no Centro Universitário de Araraquara. Atua nas áreas de design e avaliação de sistemas interativos e desenvolvimento front-end com enfoque nas respostas emocionais e experiência dos usuários.

Disciplina:

  • User eXperience [para todos] na web

  

Prof. Ms. Reinaldo de Oliveira Castro

Graduado em Processamento de Dados pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis. Especialista em Desenvolvimento de Software e Mestre em Engenharia de Software pela Universidade Federal de São Carlos. Fundador e Diretor de Tecnologia da 39DEV, empresa especializada em desenvolvimento de software utilizando tecnologias Java. Certificado SCJP e SCWCD. Certificado no modelo CMMI pelo Software Engineering Institute. Áreas de interesse: qualidade de software e programação orientada a objeto. 

Disciplina:

  • Desenvolvimento de Software em Java

Prof. Ms. Rafael Tomé de Souza

Bacharel em Sistemas de Informação pela Unitoledo - Araçatuba. Mestre em Ciência da Computação – UFSCar - São Carlos. Desenvolvimento de Software com interesse em desenvolvimento web, front-end, mobile e grails.

Disciplina:

  • Desenvolvimento de Software do Front ao back-End


Prof. Esp. Fábio Luis Velloso da Silva

Bacharel em Computação pela Universidade Federal de São Carlos e especialista em gestão de projetos. Diretor do grupo SouJava, consultor e desenvolvedor Java.

Disciplina:

  • Desenvolvimento  de Software do Front ao back-End.

Prof. Samuel Lopes Grigolato

Bacharel em Computação pela Universidade Paulista. Consultor e desenvolvedor Java, coaching para resolução de dificuldades de implementação, normalmente normalmente relacionadas a definições de arquitetura e integrações com ferramentas e serviços de terceiros.

Disciplina:

  • Desenvolvimento  de Software do Front ao back-End.

 

Prof. Dr. Sergio Donizetti Zorzo

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciência da Computação pelo ICMSC – USP em São Carlos. Doutor em Engenharia Elétrica – Computação e Sistemas Digitais – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Titular do Departamento de Computação da UFSCar, atuando em privacidade e personalização na área de sistemas distribuídos e redes.

Disciplina:

  • Tópicos em Desenvolvimento de Software para Web

 

 


Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu