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Programação do VIII Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web

VIII Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web

Será realizado no dia 25 de novembro de 2017 o VIII Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.

A programação do evento consiste em apresentações públicas dos processos de desenvolvimento de sistemas de software, com demonstração do protótipo do sistema em funcionamento.

De forma concomitante com as apresentações dos sistemas de software haverá a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software, sempre relacionado com o sistema de software implementado.

Cronograma: Sábado – 25/novembro/2017

Apresentação dos Sistemas de Software:

08:20h às 10:00h – Apresentação dos Sistemas de Software: Dengue Prevent

10:00h às 11:40h – Apresentação dos Sistemas de Software:  [Meu Evento]

11:40h às 12:00h - Reunião da Banca

13:00h - Divulgação do Resultado Final dos Sistemas de Software

 

Apresentação dos Artigos em Desenvolvimento de Software:

08:20h às 13:00h - Apresentação dos Artigos em Desenvolvimento de Software

13:00h- Reunião da Banca

13:30h - Divulgação do Resultado Final dos Artigos em Desenvolvimento de Software

 

Sistemas de Software

Dengue Prevent  - Integrantes: André Augusto Martin Sobrinho, Antônio Sérgio de Oliveita Junior, Bruno Gomes da Silva, Daniel Gustavo de Chico, Durval Peripato Neto, Guilherme dos Santos, Marcelo Alberico Macedo, Paulo Mentone Alem e Robson Henrique Rodolpho     

[Meu Evento] - Integrantes:  Jhonata Gabriel Guimarães Mendes Sobrinho, Douglas de Oliveira Souza, Francismaire  Soares, Cristofer Souza e Gustavo Franzolin


Artigos em Desenvolvimento de Software

artigo 01 (10:00) – Design e usabilidade em aplicativos móveis: Um estudo de caso com o Dengue Prevent, um aplicativo para controle de zoonoses

André Augusto Martins Sobrinho

Resumo. O modo como as pessoas interagem com as atividades que desempenham no cotidiano influencia diretamente nos resultados e na satisfação dessas pessoas ao realizar determinadas tarefas. Essas questões devem ser levadas em consideração no desenvolvimento de interfaces de sistemas computacionais, pois a escolha dos elementos que as compõem influenciam diretamente nas emoções dos usuários durante a sua interação. Tendo em vista este contexto, este artigo aborda as características do Design Emocional de Don Norman e discorre sobre a aplicação das diretrizes de usabilidade propostas Jacob Nielsen na construção de interfaces. Uma análise comparativa foi realizada entre o aplicativo coletor de dados do Dengue Prevent e outro aplicativo coletor de dados. Os participantes deveriam realizar tarefas pré-determinadas nos dois aplicativos e, posteriormente, responder à um questionário de avaliação das interfaces. Os resultados sugerem que o aplicativo desenvolvido com base nas diretrizes de usabilidade teve melhor aceitação pelos usuários, pois proporcionou aos mesmos uma melhor experiência


artigo 02 (10:20) - Análise das metodologias Scrum e Kanban no desenvolvimento de software em um contexto sem know-how prévio 

Antônio Sérgio de Oliveira Júnior

 Resumo. O conceito de metodologias ágeis em empresas de desenvolvimento de software está se tornando gradativamente comum. Este trabalho tem como objetivo efetuar uma análise do Scrum e Kanban no contexto em que a equipe não possuía know-how prévio sobre as metodologias aplicadas no processo de desenvolvimento de software do sistema de prevenção e controle da dengue. Com a finalidade de conhecer as atividades, lições aprendidas e obstáculos sobre a abordagem utilizada, sendo analisado o tempo e o esforço realizado na Sprint e representado no formato de Gráfico de Burndown para mostrar os Story Points (ideal/realizado).

 

artigo 03 (10:40) Desafios de acessibilidade na implementação de sistemas para a Web: Uma pesquisa exploratória e um estudo de caso usando o Website Dengue Prevent

Bruno Gomes da Silva

Resumo. Este artigo discute a acessibilidade na implementação de sistemas para Web busca compreender o motivo pelo qual, apesar de existir tantas ferramentas de acessibilidade disponíveis na literatura, os programadores ainda optam por não deixar seus sistemas acessíveis.  Parte-se da hipótese de que a falta de tempo, um suposto aumento no orçamento do projeto, a falta de conhecimento e a falta de interesse por parte dos programadores podem estar entre os principais motivos. Tal hipótese foi avaliada no contexto deste trabalho, por meio de uma pesquisa exploratória com programadores, para que esses pudessem relatar a sua experiência e o emprego de recursos de acessibilidade em seus projetos. A pesquisa apontou que a falta de sistemas acessíveis é ocasionada, principalmente, pelo baixo conhecimento dos programadores sobre as técnicas de programação acessível.


artigo 04 (11:00) - Análise de Performance entre PostgreSQL e Cassandra.

Daniel Gustavo de Chico

Resumo. A performance é um dos fatores de maior relevância na escolha de uma arquitetura de armazenamento de dados em sistemas de informação. Com o advento dos bancos de dados NoSQL e suas diversas estruturações, o conjunto de alternativas na busca pelo melhor desempenho deixou de se limitar aos tradicionais bancos de dados relacionais. O propósito deste estudo é comparar a performance entre o banco de dados relacional PostgreSQL e o banco de dados NoSQL Cassandra, submetendo-os a cargas controladas de operações de leitura e escrita. Como resultado, o Cassandra apresentou a melhor performance em inclusões, sendo superado pelo PostgreSQL em alterações, exclusões e, surpreendentemente, na recuperação de dados.

 

artigo 05 (08:40) - ReactJS x AngularJS: uma análise comparativa entre Single Page Applications

Douglas de Oliveira Souza

Resumo.  Com o avanço tecnológico atual, verifica-se um crescente no número de tecnologias que são lançadas no mercado. A cada dia a área de front-end inova lançando um novo framework, biblioteca ou componente. Diante desse cenário, verifica-se uma maior velocidade no desenvolvimento das aplicações, e diferentes efeitos que facilitam a utilização em relação aos usuários. Neste artigo serão abordados dois SPAs (Single Page Applications), o AngularJS e o ReactJS.  As suas diferenças, funcionalidades e a adoção no mercado atual para ambas as tecnologias serão aqui apontadas.


artigo 06 (11:20) - Desenvolvimento de aplicativos móveis com React Native utilizando    a arquitetura React Redux

Durval Peripato Neto

Resumo. Este artigo tem o propósito de orientar desenvolvedores que possuem interesse em desenvolver aplicações nativas para dispositivos móveis nas plataformas iOS e Android utilizando o framework React Native. Para deixar o trabalho mais condizente com as boas práticas de mercado, a arquitetura React Redux foi implementada, como uma nova maneira de organizar e estruturar o código. Uma aplicação foi desenvolvida para ilustrar a abordagem proposta, demonstrando o compartilhamento do código entre iOS e Android, bem como código específico que cada uma das plataformas exige.


artigo 07 (09:00) - Srcum e Produtividade em Projetos de Software: Revisão de Literatura Sistemática

Francismaire Soares

Resumo. Constata-se que nos dias de hoje qualidade e agilidade são elementos essenciais no desenvolvimento de softwares, por isso as equipes de desenvolvimento estão sempre em busca de metodologias ágeis para seu auxílio e melhoria contínua. Este estudo teve como objetivo ampliar uma revisão sistemática, realizada no período de 2000 a 2009, em que foram investigadas evidências científicas no uso da metodologia SCRUM e o ganho de produtividade em Projetos de Software, sendo que objetiva-se apresentar o período de 2010 a 2017. É válido ressaltar que na pesquisa tida como base foram selecionados 274 estudos primários, nos quais foram detectados 28 artigos com fortes evidências sobre a pesquisa, enquanto que neste artigo foram encontrados 341 estudos primários, sendo 10 destes confirmadores dessas evidências. Diante disso, foi possível concluir uma relação positiva entre SCRUM e sua produtividade em Projeto de Software em ambas as pesquisas.

 

artigo 08 (11:40) - Relato de Experiencia do uso de DDD no desenvolvimento de um software utilizando o framework Vraptor

Guilherme dos Santos

 Resumo.  Um dos desafios no desenvolvimento de software é projetar softwares de maneira concisa, se aproveitando de boas práticas de programação para assim se obter um software com uma fácil manutenibilidade, utilizando reaproveitamento de código e um melhor desempenho. Para isso, no desenvolvimento do software Dengue Prevent, foi utilizado a metodologia Domain Driven Design (DDD), que pode ser utilizado como um padrão de projeto e também um conjunto de boas práticas em orientação a objetos. Neste artigo será abordado como foi a utilização dessa metodologia no desenvolvimento do Sistema de Gestão Web do Dengue Prevent com o framework VRaptor e as adaptações necessárias para seu funcionamento.

 

artigo 09 (08:20) -Características de qualidade de código: Um estudo de caso utilizando a biblioteca React

Jhonata Gabriel Guimarães Mendes Sobrinho

Resumo. Atualmente, as aplicações Web tomam conta do mercado de desenvolvimento de software. Para atender à demanda crescente por conteúdo, vários frameworks e bibliotecas de desenvolvimento têm sido lançados. Este trabalho tem como objetivo mostrar a influência de padrões de projeto e de técnicas de programação na qualidade de um código, especialmente quando se utiliza o React, uma biblioteca JavaScript open-source, desenvolvida pelo Facebook. Uma pesquisa exploratória foi realizada na literatura, bem como um estudo de caso com desenvolvedores, que buscou analisar métricas de qualidade de código durante a manutenção de um software com uso da biblioteca React. Os resultados sugerem que o uso de padrões de projeto, como o Composite, permite o aumento na qualidade do código e diminui o tempo para que uma nova funcionalidade seja desenvolvida.

 

artigo 10 (12:00) - Um Mapeamento Sistemático sobre o design de interfaces em aplicativos móveis para permitir boa usabilidade

Marcelo Alberico Macedo

Resumo. Este trabalho teve como objetivo analisar quais costumam ser as dificuldades dos usuários ao utilizar aplicativos para dispositivos móveis, bem como identificar quais testes e avaliações de usabilidade são empregados para avaliar tais interfaces. Por fim, buscou-se identificar quais diretrizes devem ser consideradas na solução das dificuldades identificadas. Este trabalho apresenta ainda, um resumo das soluções que foram apontadas na literatura com o objetivo de informar o conjunto de diretrizes a ser aplicado quando se considera diferentes contextos e situações. Observou-se após a solução costumar remeter à praticidade de navegação, de modo que essa possa proporcionar ao usuário uma maior satisfação durante o uso dessa solução.


artigo 11 (12:20) - A utilização de ferramentas web no apoio a comunicação em Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS)

Paulo Mentone Alem 

Resumo.  Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência de um integrante de uma equipe de desenvolvimento distribuído de software (DDS). Com maior foco na comunicação, o trabalho buscou mostrar qual caminho a equipe seguiu em relação a comunicação, quais as ferramentas que foram adotadas pelo time e a razão pela qual foram escolhidas, assim também relatando quais metodologias escolhidas e como foram utilizadas. Junto com um feedback de todos integrantes e uma pesquisa utilizando o questionário TAM (Technology Acceptance Model), o trabalho conclui com clareza qual foi a experiência obtida pelos membros, e feedbacks do autor sobre determinadas ferramentas.

 

artigo 12 (12:40) - Desenvolvimento Ágil em times distribuídos: Ferramentas para auxílio na organização do projeto.

Robson Henrique Rodolpho

Resumo. Com a crescente demanda em desenvolvimento de softwares e a alta competitividade do mercado, alinhar produtividade e custo benefício se torna essencial para o sucesso do negócio, visando uma maior interação entre desenvolvedores e cliente a metodologia ágil tem papel fundamental nesses quesitos, com entregas incrementais o cliente participa efetivamente de todo o processode desenvolvimento. Por se tratar de uma metodologia dinâmica, onde a cada entrega são avaliadas as tarefas a serem desenvolvidas, manter a equipe de desenvolvedores organizada é de extrema importância para o sucesso do projeto, com o intuito de relatar a experiência obtida durante o processo de desenvolvimento do software de gestão de zoonose Dengue Prevent, esse artigo faz uma análise das ferramentas que foram utilizadas na organização do projeto durante o processo de desenvolvimento e, por meio de um questionário de aceitação de tecnologias (TAM – Technology Acceptance Model), será exposto os resultados do impacto do uso que tais ferramentas tiveram no projeto.

 

artigo 13 (09:20) -  Análise do desempenho do desenvolvimento dirigido por testes (TDD) para aplicações Android na metodologia ágil Scrum

Vagner dos Santos

Resumo.  Diversos estudos apontam para a efetividade do desenvolvimento de softwares dirigido por testes (TDD), embora seja grande o número de desenvolvedores que o ignoram. Este artigo propõe um estudo do desenvolvimento para Android com TDD em conjunto com o framework Scrum, considerando seu desempenho. Serão abordadas referências teóricas, relacionando metodologias do desenvolvimento ágil, testes de software e de aplicações móveis, seguindo para a análise do desenvolvimento de software com Scrum aplicando o TDD, culminando na análise comparativa dos testes com e sem TDD, considerando cobertura, qualidade e agilidade.

 

 

Revisores

André de Souza Landi

Bruno César Gasparini

Bruno Lopes

Carlos Silveira

Diego Pontes

Fagner Roger Pereira Couto

Guisella Armijo

Isaque Elcio de Souza

Juliana Wolf

Juliano Zanuzzio Blanco

Leandro Prado de Andrade

Newton A. Galindo Jr

Marcelo dos Santos

Marco  Antonio Colombo da Silva

Paula Maia

Renata Ribeiro

Santiago Moreira

Sérgio Borges

Vinicius Esperança

 

 

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Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu