Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Programação do Workshop de Especialização em Computação

Programação do Workshop de Especialização em Computação

será realizado a IX edição do workshop de desenvolvimento de software e a VII edição do workshop de redes de computadores.

Workshop de Especialização em Computação

Será realizado no dia 01 de dezembro de 2018 o IX Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web, bem como o VII Workshop de Especialização em Redes de Computadores no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos.  A programação do evento consiste em apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software e em infraestutura de TI e redes de computadores.

Sábado – 01/dezembro/2018 - Agenda do Workshop:

08h às 12h15– Apresentação dos Trabalhos

12:15h às 12:30h - Reunião da Banca

12:30h - Divulgação do Resultado Final dos Trabalhos


Resumo dos Trabalhos:

Modern JavaScript Frameworks Analysis - Which One To Use In Your Project?

Arthur Bortolozzo Menegoli

Resumo: Este artigo tem o objetivo de comparer e analisar alguns dos mais populares frameworks de JavaScript modernos para obter a habilidade de aconselhar qual deles é o mais apto para ser adotado em cenários de desenvolvimento que se diferem um dos outros. Neste artigo, os frameworks AngularJS, React and JQuery são testados em três diferentes cenários de desenvolvimento: uma aplicação web de página única desenvolvida por uma pequena equipe com pouco orçamento; um sistema web complexo e com um extenso banco de dados estruturado, com mais uma grande equipe e mais de um ano de desenvolvimento experado; e uma aplicação responsiva voltada para o uso em dispositivos móveis.

 

Padrões arquiteturais para o desenvolvimento de aplicativos.

Bruno de Camargo Silva

Resumo:  Contexto: A organização do código para o desenvolvimento de aplicativos é crucial para o sucesso do mesmo. Objetivo: analisar os padrões arquiteturais utilizados para o desenvolvimento de aplicativos, descrevendo suas características, vantagens e desvantagens. Metodologia: foi realizada uma revisão sistemática da literatura, para integrar os resultados provenientes de diversos estudos publicados anteriormente. Resultados: dos 47 estudos identificados, 14 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos e ao final 8 foram excluídos por não estarem condizentes. Conclusões: foram identificados 5 padrões arquiteturas que podem auxiliar no desenvolvimento de aplicativos.

 

Testes de mutação: uma revisão sistemática da literatura.

Bruno Fernandes de Castro

Resumo: Contexto: Testes são uma parte vital no ciclo de desenvolvimento de um software. Objetivo: compreender como é possível melhorar a qualidade de testes unitários utilizando testes de mutação. Metodologia: uma revisão sistemática da literatura foi conduzida para sumarizar os resultados estudos publicados anteriormente. Resultados: dos 19 estudos primários identificados, 6 foram incluídos, 12 foram excluídos e 1 estudo foi excluído por estar duplicado. Conclusões: Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados foi possível observar 3 pontos importantes: a correlação entre o escore de mutação e o escore de cobertura de código, o custo de aplicação da técnica e como os operadores de mutação influenciam o resultado.

 

DevOps e Integração Contínua.

Diego Rodrigues Meyer

Resumo: Com a grande evolução das metodologias ágeis a área de Desenvolvimento é capaz de realizar entregas rápidas e adeptas ao mercado. Ao decorrer dos anos, a área de Operações passou a realizar suas funções de forma menos eficiente, fazendo com que estas implementações se tornassem obsoletas. Neste cenário nasce o conceito de DevOps, que consite na colaboração mútua entre Desenvolvimento e Operações. O presente trabalho retoma a relação entre DevOps e Integração Contínua retratando seus reais benefícios.

 

Diagnóstico de vulnerabilidades em aplicações web com teste de intrusão: Uma revisão sistemática.

Geovani Lopes Silva

Resumo: Contexto : Todas as aplicações web estão sujeitas aos mais variados tipos de ataques. Um mapeamento de vulnerabilidades é importante para que as contramedidas necessárias sejam adotadas. Objetivo: Este estudo faz um levantamento das técnicas e ferramentas utilizadas para teste de intrusão em aplicações web. Metodologia: Foi realizada uma revisão sistemática, baseada em critérios bem definidos para seleção e extração de dados. Resultados: Através de uma string de busca submetida à base de dados SCOPUS, 36 estudos foram encontrados e analisados. Conclusões: A maioria dos estudos utilizam uma abordagem caixa-preta, e muitos falsos positivos são encontrados. O BurpSuite é a ferramenta mais utilizada.

 

Uma revisão sistemática sobre o uso de Java no desenvolvimento de aplicações WEB.

Helton John Lima Farias

Resumo: O uso da linguagem de programação Java como base para o desenvolvimento de aplicações WEB, ferramentas, características, facilidades e a sua integração com componentes que aceleram o processo de desenvolvimento. Objetivo: O objetivo desse artigo é destacar as características da linguagem Java para desenvolvimento WEB. Metodologia: A revisão sistemática foi conduzida de forma a sumarizar artigos publicados sobre o uso de Java no desenvolvimento WEB, foi utilizada uma string de busca para filtrar estudos primários. Resultados: Na busca retornaram 35 estudos dos quais 8 foram selecionados para conduzir a revisão sistemática e 27 foram excluídos por não estarem de acordo com o critério de aceitação estabelecido no protocolo. Foi utilizada a base de dados de pesquisa SCOPUS. Conclusões: Com a leitura dos estudos e após sumarizar os dados foi possível identificar muitas publicações que discorrem sobre o uso de Java em aplicações WEB. É necessário explorar melhor as ferramentas existentes bem como o uso de recursos avançados como os frameworks, cada um com sua especificidade.

 

Metodologia Scrum em Desenvolvimento de Software em Pequenas e Médias empresas.

Marcos Roberto Viana

Resumo: Contexto: Atualmente, os softwares são criados, mantidos ou, até mesmo, desenvolvidos. Eles seguem padrões próprios ou de acordo com as necessidades do cliente. Com isso, fica quase impossível controlar gastos ou testes antes de entregar o produto, por isso é fundamental que modelos de processos sejam implementados para o gerenciamento do custo, do tempo e, principalmente, da qualidade. Porém, as falhas de projetos de software incluem o envolvimento de usuário, o tamanho da equipe, as dimensões temporais, os controles fixos e a falta de testes. Objetivo: As metodologias ágeis vieram com o intuito de nos orientar e nos ajudar com trabalho em equipe, por exemplo, como liderar uma equipe, como ter iniciativa, como ter mais responsabilidades e clareza face a face. Metodologia: Trabalho em equipe, muito mais clareza face a face, alinhamento de produto com a real necessidade do cliente. Resultados: Treze estudos foram identificados, dos quais três foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e dez foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Conclusões: Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observa-se que há muitos estudos na área.

 

IoT Medicina

André Negrão Brancalion

Resumo: O tema a ser estudado (IoT-MD) internet das coisas para dispositivos médicos promove o fluxo rápido de informações e permite o fácil acesso ao paciente e ao ambiente da saúde, reduzindo erros clínicos e custos de tratamento. O objetivo é mostrar como podemos usar a tecnologia aliada a saúde. Foi realizada uma revisão sistemática, tendo como resultado dez artigos que foram identificados dos quais sete foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, três artigos excluídos por não estarem condizentes com o tema. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos artigos e sumarização dos dados, observa-se que há um número razoável de estudos na área de IoT e Medicina, além de realizar a revisão, vou apresentar um dispositivo capaz de medir batimentos cardíaco e disponibilizar os resultados na internet.

 

Um estudo comparativo entre as plataformas Open Source: OpenStack e CloudStack.

Bruno Peres Floriano

Resumo: O presente estudo foi conduzido através de uma revisão sistemática com o objetivo de realizar um levantamento das principais caraterísticas das plataformas open source: OpenStack e CloudStack e efetuar uma comparação entre elas. Os artigos selecionados retrataram as plataformas alvo deste estudo, entre outras que foram apenas citadas, pois não era o foco. No decorrer do trabalho foi verificado que não há como comparar a plataforma mais indicada pois cada uma possui suas especialidades e funções distintas, de forma que todas têm seu espaço garantido no mundo da computação.

 

Monitoramento de ativos de redes com Zabbix

Danilo Nicoletti Amorim

Resumo: Introdução: Monitorar uma rede faz com que você possa prever alguns problemas e tomar uma ação de forma manual ou automática ao problema relatado. Objetivo: identificar trabalhos que relatam a utilização do Zabbix em empresas brasileiras assim como suas vantagens, desvantagens, dispositivos monitorados, para poder auxiliar a estudantes e profissionais da área. Resultado: 38 estudos foram identificados, dos quais 10 foram aceitos para elaboração desta revisão. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS e Google Acadêmico. Conclusões: Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que, o Zabbix é um software bem completo e aceito, porém necessita ser muito bem configurado, existem poucos relatos sobre as desvantagens e dificuldades encontradas sobre sua utilização.

 

Análise de Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusão

Danilo Rafael Bataiero

Resumo: O Sistema de Detecção e Prevenção de Intrusão (IDPS) vem se transformando na peça chave na segurança de redes. Objetivo: analisar a aplicações atuais do IDPS, apresentando os métodos de implantação, detecção e prevenção bem como suas características. Método: Revisão sistemática de artigos científicos mais recentes que abordem as características do IDPS com sua definição, métodos, vantagens e desvantagens. Resultados: Os dados obtidos mostram propostas de utilizar IDPS para diversos ambientes. Conclusão: O método de implantação mais adequado é o em linha, métodos de detecção híbridos são mais adequados. IDPS é eficaz.

Uma Revisão Sistemática Sobre Computação Verde para Clusters.

Douglas Fernando Stenle

Resumo:  Os Datacenters de hoje estão sendo um dos assuntos mais abordados em qualquer tipo de conversa sobre tecnologia e tem se concentrado em melhorias de desempenho para todo tipo de aplicação. No entanto hoje para se manter um Datacenter 24x7 não é mais uma tarefa tão facil quando pensamos em Green Computing, com a crescente dos custos, consumo de energia eletrica e a emissão do CO2 que é proporcinado pelos Datacenters muitas pesquisas e estudos estão sendo feitos e algumas estratégias estão sendo adotadas pelas empresas para tranformar os Datacenters em um desempenho energetico consciente. Este trabalho apresenta uma revisão sistematica desse tema, visando identificar quais são os maleficios e beneficios dos Datacenters que utilizam clusteres e o que eles estão trazendo para um consumo mais sustentavel e evitando gastos alarmatico de energia eletrica. 13 trabalhos foram identificados, dos quais 8 foram selecionados para analise.

 

Análise de abordagens para melhoria de qualidade de serviço em VoIP.

Érika Cristina dos Reis

Resumo: Neste estudo de revisão sistemática foi proposto uma sumarização em cima de artigos coletados através de uma string de busca, onde o foco foi analisar o comportamento da comunicação VoIP em termos de QoS em diversos cenários de acordo com a ferramenta proposta em cada artigo revisado. Esses artigos encontrados na string de busca foram selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão pré-definidos, tendo inicialmente 07 artigos, após uma primeira análise foram rejeitados 04 e para a extração dos dados foram escolhidos apenas 02 artigos, e assim analisados a fim de compara-los e verificar a metodologia utilizada para a realização dos testes com os protocolos e ferramentas escolhidas para o desenvolvimento dos estudos.

 

Viabilidade da Utilização da Computação em Nuvem por Pequenas e Médias Empresas.

Gabriela Aprêa Tomaz

Resumo: Contexto: Computação em nuvem é uma tecnologia baseada na internet, que provê acesso à inúmeros recursos de TI. Objetivo: Economia financeira é uma das vantagens da utilização da nuvem, sendo assim o objetivo desse estudo é validar a utilização da nuvem por pequenas e médias empresas dado o orçamento limitado para investimento em TI. Metodologia: uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Resultados: Foram identificados 15 estudos dos quais 7 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. 8 foram excluídos por não estarem condizentes com critérios de seleção. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Conclusões: Conclui-se que a adoção da nuvem é benéfica para as PMEs, dado a redução de custos com TI e outras áreas, e que uma das barreiras mais significativas é a falta de conhecimento da tecnologia.

 

Análise de Métodos de Otimização de rede AFDX – Avionics Full DupleX Switched Ethernet.

Thomaz Wood de Paiva

Resumo: Contexto: O uso do protocolo AFDX (Avionics Full DupleX Switched Ethernet) tem se intensificado no meio aeronáutico. Objetivo: Analisar os métodos propostos de otimização de redes AFDX, através da comparação de cálculos de rede para determinação de atraso fim a fim, e acréscimo de mais dados no tráfego da rede. Método: Revisão sistemática de artigos científicos mais recentes, que proponham métodos de otimização de redes AFDX. Resultados: Os dados obtidos mostram propostas que afetam a forma de formatar e priorizar os tráfegos na rede AFDX, ou afetam a forma de calcular o atraso fim a fim neste protocolo. Conclusões: As formas de cálculo alternativas são menos impactantes ao protocolo.

 

Analise de um Procedimento de Backup e Recuperação para Grande Volume de Dados.

Tiago Roberto Destro

Resumo:  Um sistema de backup/recovery é de extrema importância para qualquer instituição, principalmente aquelas que geram e trafegam grandes volumes de dados. Estudo este que teve como objetivo analisar um sistema de backup/recovery procedimentos e melhores praticas. Iniciou-se revendo os conceitos de backup e em seguida constatou-se que os dados/informações que geram o negocio da instituição podem ser afetados devido a falhas. Esta análise tem a importância de permitir que este projeto seja revisto e aprimorado.

 

>> LABORATORIO DE ENSINO IV <<

8:30h –Computação nas nuvens – Um estudo comparativo de vantagens e valores de diferentes provedores

Leonardo Vieira

Resumo: Este artigo tem por finalidade apresentar a computação em nuvem, detalhando as diversas formas de hospedagem, os diferentes tipos de serviços, demonstrando as vantagens e desvantagens na utilização de cada um e apresentando um comparativo de valores para determinados serviços utilizando os mais variados provedores. O objetivo é apresentar de uma forma clara, como a computação em nuvem pode agregar economia e segurança aos usuários, demonstrando como utilizar o serviço na nuvem desde a escolha do melhor plano até a agregação de serviços, auxiliando assim na escolha do provedor que ofereça a melhor relação custo/benefício.

 

9h –A modernização da arquitetura MVC de aplicações web por meio da adoção de Single Page Applications.

Cristofer de Sousa Pereira

Resumo: Um dos grandes problemas que enfrentamos com arquitetura de software, é garantir que não se torne um sistema legado além de sempre focar na experiência do usuário. Sendo assim esse trabalho visa demonstrar como foi feita a separação da arquitetura MVC com olhar para o front-end onde o mesmo deixa de adotar Java Server Pages e passa a adotar Single Page Applications. Podemos perceber que a implementação dessa separação da arquitetura facilitou o tempo de desenvolvimento e nível de complexidade que tínhamos para para o time de desenvolvimento. Como futuro vislumbramos a possibilidade de estudo para adesão de JavaScript Isomórfico em conjunto com Server Side Render além da inclusão do conceito de microfront-ends, o que vai permitir que o time de desenvolvimento possa ter mais autonomia sobre quais tecnologias adotar junto ao client-side.

 

Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu