Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / V Workshop de Especialização em Redes de Computadores

V Workshop de Especialização em Redes de Computadores

Será realizado no dia 12 de dezembro de 2015, o V Workshop de Especialização em Redes de Computadores da UFSCar, com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos concluintes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores.

A programação do evento consiste em apresentações públicas dos projetos de infraestrutura de rede corporativa - trabalho realizado em grupo.

De forma concomitante com as apresentações dos projetos de infraestrutura de rede corporativa haverá a apresentação dos trabalhos individuais desenvolvidos pelos alunos – projeto temático de redes.

 

Cronograma:

12/12/2015 (Sábado)

  • Apresentação dos Projetos de Infraestrutura de Rede Corporativa:

08:00h às 09:15h – Apresentação do Projeto: Estudo de melhoria na infraestrutura de rede da Prefeitura de São Carlos – com foco em Segurança.

09:30h às 10:45h - Apresentação do Projeto: Criando a Tambaú-SP Digital – Análise da infraestrutura atual e projeto para viabilização da Tambaú Digital.

10:45h às 11h30h – Reunião da Banca

11:30h – Divulgação do Resultado Final

  • Apresentação dos Projetos Temáticos de Redes:

08:00h às 10:45h – Apresentação dos Projetos

10:45 às 11:30h – Reunião da Banca

11:30h – Divulgação do Resultado Final

 

Trabalhos a serem apresentados:

Projetos de Infraestrutura de Rede Corporativa 


Estudo de melhoria na infraestrutura de rede da Prefeitura de São Carlos - com foco em Segurança.

Carlos Alberto Maria Jr.
Cristiano Alessandro T. Pedrino
Fábio Alexandre da Silva
Fábio Aparecido Rizzo
Luiz Otávio Bertochi
Marcelo Araújo Pontes


Criando a Tambaú-SP Digital. Análise da infraestrutura atual e projeto para a viabilização da Tambaú Digital

Leonardo José Martinussi
Cristiano Augusto Marcelino
Fernando Arrielo Mollan
Vinícius Santos Ferreira
Lucas Tebaldi


Projetos Temáticos de Redes

01 – Análise comparativa de redes sem fio: 802.11n versus 802.11ac

Carlos Alberto Maria Junior, Luis Carlos Trevelin

Resumo. 802.11 é o padrão para redes sem fio mantido pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Além do constante aumento no volume de usuários, novas aplicações e produtos são criados a cada dia com recurso de conexão à redes sem fio oferecendo integração de equipamentos facilitando no seu dia-a-dia, a chamada internet das coisas. Com isso faz-se necessário um avanço na tecnologia e qualidade das redes sem fio. Este trabalho apresenta uma avaliação entre a já consolidada tecnologia 802.11n versus a nova tecnologia 802.11ac onde serão analisados os fatores de largura de banda, taxas de transmissão, cobertura, interferência, capacidade e custo-benefício.

 

02 - Estudo de Melhorias na Implantação de Projeto de Rede sem Fio

Cristiano A. T. Pedrino, Prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

Resumo. O acesso à Internet é considerado pela ONU como um direito universal dos cidadãos (ONU, 2011). Para esse acesso não ser exclusivo a cidadãos que podem pagar por um serviço de acesso privado, vários municípios estão provendo mecanismos de acesso pública à Internet. Restrições legais, contudo, fazem com que seja necessário identificar os usuários para responsabilização em caso de problemas. Além disso, o acesso à rede não deve expor os usuários a riscos aos seus sistemas computacionais. Assim, um grande desafio para os municípios que oferecem um serviço de acesso pública, é servir um serviço de qualidade e com segurança. Tomando como um exemplo o serviço de acesso à Internet provido por um município no estado de São Paulo, este trabalho apresenta uma análise de alguns aspectos da configuração desse serviço, e propões possíveis melhorias para a sua realização. Considerando todos esses fatores, é possível confirmar que existem grandes desafios para unir simplicidade e segurança no provimento de acesso público à internet.

 

03 - Uma proposta de um Plano de Recuperação de Desastres no setor de TI para um ambiente público. Estudo de caso: Prefeitura de Tambaú

Cristiano A. Marcelino, Marcos A. Bellezi

Resumo. Este artigo apresenta uma análise da infraestrutura da Assessoria de Tecnologia da Informação do município de Tambaú e aborda como proposta um Plano de Recuperação de Desastres para prevenir a instituição de um eventual desastre natural ou até mesmo provocado pelo homem como o vandalismo.

 

04 - VPN para Ambiente Corporativo Utilizando Dispositivos Móveis

Fábio A. Silva, Prof. Ms. Marcos A. Bellezi

Resumo. Este artigo apresenta um estudo de caso do uso seguro de dispositivos computacionais em ambiente corporativo. Para tanto, propõe a implantação de uma rede privada virtual (VPN) como única forma de acesso dos dispositivos de usuários à rede corporativa. O trabalho se baseia nas tecnologias de VPN existentes, permitindo a utilização em desktops, notebooks e dispositivos móveis como tablets e smartphones. Especificamente, mostra-se a utilização do Appliance SonicWall que utiliza os protocolos IPSec e SSL VPN, fornecendo uma rede VPN segura e confiável para usuários.

 

05 - Atendimento ao PSI UFSCar:
associação de usuário e endereço IP

Fernando Arriello Molan, Hélio Crestana Guardia

Resumo. Este trabalho aborda uma solução de autenticação de usuários de Internet e registro de endereços IPv4 na rede cabeada e sem fios do Centro de Educação e Ciências Humanas, objetivando o atendimento ao Plano de segurança da Informação da Universidade Federal de São Carlos, bem como o Marco Civíl da Internet. Para que isso ocorra são utilizados Captive Portal, servidor RADIUS e o protocolo 802.1X.

 

06 - Avaliação de Desempenho de Código MPI: um Estudo de Caso no Supercomputador EULER. A influência da troca de mensagens MPI sobre a rede de interconexão do cluster Euler.

Leonardo José Martinussi, Hélio Crestana Guardia, Luis Carlos Trevelin

Resumo. A avaliação de desempenho de sistemas de computação de alto desempenho é uma importante etapa na sua otimização e manutenção de seu funcionamento. Neste trabalho é avaliado o desempenho da rede de interconexão do cluster Euler localizado no Instituto de Ciências Matématicas e Computação de São Carlos, SP (ICMC) através de um experimento de multiplicação de matrizes, em paralelo, com diferentes tamanhos, variando a quantidade de processos paralelos envolvidos e sua distribuição entre os nós computacionais e usando dois tipos de troca de mensagens MPI distintos.

 

07 - Serviço de autenticação, identificação e registro de usuários para redes sem fio públicas com estrutura em nuvem

Lucas Tebaldi, Hélio Crestana Guardia

Resumo.  No Brasil, foi criada a lei de n° 12.965, considerada o marco civil da internet, que estabelece os princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet nos país. Tendo em vista o problema de identificação de usuários nas redes Wi-Fi públicas, esse trabalho tem o objetivo de criar uma solução eficiente para esse problema, utilizando softwares de código aberto, visando o baixo custo. Estabelecendo uma proposta de sistema com captive portal em que o próprio usuário se cadastra para utilizar à internet, juntamente com recursos de gerenciamento de um servidor RADIUS e a criação de um sistema de log para contabilização dos dados.

 

08 - Virtualização de desktops em grandes ambientes

Luiz Otávio Bertochi, Prof. Ms. Marcos A. Bellezi

Resumo. Esse artigo tem como objetivo estudar a virtualização de desktops em grande escala. Também, mostrar quais são os produtos atuais disponíveis no mercado, necessários para implementar este ambiente. Além disso, entender o cenário levando em consideração a experiências dos usuários, as dificuldades de implantação e as novas rotinas de operação do suporte neste novo cenário. Trata-se de um trabalho baseado na experiência adquirida em projetos particulares.

 

09 - Metodologia de escolha para empresas para utilização da computação em nuvem

Ricardo Sarti Pelicola, Luis Carlos Trevelin

Resumo. A computação em nuvem é uma tendência recente de tecnologia, muitas empresas estão aderindo a esta nova ferramenta que vem auxiliar as organizações para atuarem nos cenários mais diversos e competitivos. Mas muitas empresas encontram dificuldades ao escolher o melhor fornecedor deste serviço, pois há muitas lacunas ainda a serem preenchidas principalmente no quesito segurança. Este trabalho busca determinar os impactos gerados com a implementação deste serviço em uma empresa e verificar as vantagens e desvantagens de se aderir a esta nova tendência mundial.

 

10 - Estratégias de Segurança com BYOD

Vinícius Santos Ferreira, Luís Carlos Trevelin

Resumo. O artigo aborda estratégias de segurança que englobam a aderência do conceito bring your own device (traga seu próprio dispositivo). O principal desafio a ser resolvido pelos departamentos de tecnologia é a questão do impacto na segurança da informação corporativa relacionada a grande quantidade de equipamentos pessoais que são integrados na infraestrutura empresarial sem o devido controle. Esse artigo apresenta uma análise de métodos e ferramentas disponíveis atualmente, com o objetivo de demonstrar e discutir as soluções para minimizar e prevenir potenciais riscos no ambiente de TI das organizações.

 

 

Revisores

Álvaro Shiokawa Alvarez

Celso Carlos Navarro Modesto Junior

Cleber Moretti

Fernando Henrique Ferrarezi Molina

Helio Crestana Guardia

Igor Maldonado Floôr

Igor Vitório Custódio

Jean Menossi

Lourdes Patricia Portugal Poma

Luis Carlos Trevelin

Marcelo de Castro

Marcos Augusto Bellezi

Renato dos Santos Alves

Roan Simões da Silva

« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu