Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / VI Workshop de Especialização em Redes de Computadores

VI Workshop de Especialização em Redes de Computadores

Será realizado no dia 03 de dezembro de 2016 o VI Workshop de Especialização em Redes de Computadores da UFSCar, com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos concluintes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Redes de Computadores.

A programação do evento consiste em apresentações públicas dos projetos de infraestrutura de rede corporativa - trabalho realizado em grupo.

De forma concomitante com as apresentações dos projetos de infraestrutura de rede corporativa haverá a apresentação dos trabalhos individuais desenvolvidos pelos alunos – projeto temático de redes.

 

Cronograma:

03/12/2016 (Sábado)

  • Apresentação dos Projetos de Infraestrutura de Rede Corporativa:

08:00h às 09:15h – Apresentação do Projeto: Infraestrutura de Rede Departamental .

09:15h às 10:30h - Apresentação do Projeto: Reestruturação da Infraestrutura da FAI.UFSCar.

10:30h às 11:45h – Apresentação do Projeto: Projeto de Infraestrutura de Rede Corporativa.

11:45h às 12:00h – Reunião da Banca

12:00h – Divulgação do Resultado Final

  • Apresentação dos Projetos Temáticos de Redes:

08:00h às 12:00h – Apresentação dos Projetos

12:00h às 12:15h – Reunião da Banca

12:15h – Divulgação do Resultado Final

 

Trabalhos a serem apresentados:

Projetos de Infraestrutura de Rede Corporativa  

 

  • Infraestrutura de Rede Departamental

Ana Carolina Meloncelli da Silva
Andre Alves Sobral
Cleiton Bezerra Paiva
Norben Paulus de Oliveira Costa
Rafael de Araújo Ferro da Silva
Vishnu-kshetra Manteli Rocha

  •  Reestruturação da Infraestrutura da FAI.UFSCar

Felipe Oliveira de Sena
Gabriel Marchi
João Vitor dos Santos
José Antonio Lisboa Santos
Luciano Aparecido dos Santos

  • Projeto de Infraestrutura de Rede Corporativa

Rafael Anderson Pucci
Saulo José Souza Vieira
Wellington Axel de Souza
Weslei Alves dos Santos

 

Projetos Temáticos de Redes

01 – Infraestrutura de Rede Doméstica para IoT

Ana Carolina Meloncelli da Silva

Resumo. Este artigo descreve a tecnologia a ser usada nas residências, tendo como objetivo a facilidade e o conforto de se viver em uma residência equipada por tecnologias, isso faz com que os usuários se sintam confortáveis. Esse tipo de tecnologia residencial ajuda a evitar o desperdício de consumo de energia. Neste artigo será abordado os conceitos dos equipamentos e software utilizados, os benefícios do equipamento home gateway.

02 - ARDUINO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM REDES DE COMPUTADORES: ANÁLISE DA TECNOLOGIA RFID

André Alves Sobral

Resumo. Pensa-se na ciência e a tecnologia com objetivo em auxiliar na qualidade de vida. Desta forma, busca-se compreender as tecnologias emergentes, aplicando-as como objetos de aprendizagem, do RFID (Radio Frequency Identification) em conjunto da plataforma de prototipagem Arduino e tecnologia SMS (Short Message Service), criando um projeto educacional. Foi desenvolvido para este fim, um protótipo de sistema de detecção de usuários.

03 - Implementação de uma Rede de Computadores baseada em LTSP no Departamento de Computação da UFSCar

Cleiton Bezerra Paiva

Resumo. Este artigo sugere uma implementação de Rede de Computadores baseada em LTSP (Linux Terminal Server Project) aos laboratórios do Departamento de Computação da UFSCar como mecanismos que facilitem o trabalho dos profissionais responsáveis pelo gerenciamento e manutenção.

04 - Disponibilidade de internet sem fio para rede visitante baseado no Marco Civil da Internet.

Felipe Oliveira de Sena

Resumo. A Lei Nº 12.965, de 23 de abril de 2014, conhecido como o Marco Civil da Internet, garante princípios, deveres, direito no uso da internet e suas boas práticas, desta forma garantir um serviço lógico para usuários e provedores de internet. Em especialmente a rede sem fio para visitantes em estabelecimento comerciais e não comerciais, garantindo a confiabilidade e proteção dos dados de usuários e integridade jurídica de quem acessa e oferece o serviço. E com objetivo de garantir a integridade dos dados de conexão e de quem disponibiliza o serviço à internet, obtendo um serviço lógico que garanta segurança, privacidade dos dados do usuário e mecanismos de armazenamento dos registros de conexão por 1 ano ou mais e formas de obtê-los rapidamente e com eficiência, quando necessário. Para estar em conformidade com o Marco Civil da Internet, foi criado serviços lógicos de hotsport WiFi, controle de acesso com devidas autenticações, sistema de segurança e mantendo o sigilo e guarda dos registros de acesso. Desta forma, teremos disponível os registros de acesso e facilitando a identificação de usuários mal intencionados, isentando o provedor da conexão por qualquer dano decorrente de conteúdos gerados por terceiros conforme o Artigo 18 do Marco Civil.  

05 - Alta Disponibilidade de Firewall em um cenário com FreeBSD: Utilizando CARP E pfSync como ferramentas 

Gabriel A. Marchi

Resumo. Este artigo tem como objetivo principal analisar e demonstrar uma solução “Open Source”, que garanta alta disponibilidade em servidores de Firewall. Será descrito uma solução utilizando o Sistema Operacional FreeBSD, devido suas características de performance e segurança, e as ferramentas CARP e pfSync, que estão disponíveis nativamente no sistema, para garantir a redundância e maximizar o uptime da rede.

06 - Proposta de cenário híbrido baseado em SDH e transmissão sem fio para Rede Metropolitana Municipal

João Vitor dos Santos

Resumo. O compartilhamento de recursos e o acesso à informação são essenciais tanto no ambiente empresarial quanto na administração pública. Assim, cada vez mais os municípios têm necessidade de interligar em rede seus recursos e prover acesso remoto a eles. A dispersão geográfica dos prédios públicos, contudo, é comumente um fator que aumenta significativamente a complexidade de suas interligações no âmbito de uma cidade. Embora diferentes tecnologias sem fio possam ser usadas para a transmissão de dados entre prédios, questões de alcance, desempenho, segurança e segmentação dos fluxos de dados requerem cuidado na criação de uma infraestrutura de rede para a administração pública municipal. Nesse sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso de criação de um projeto para a interligação de diferentes prédios públicos em um município. Questões de conexão física e segmentação lógica da rede são tratadas, propondo o uso de um anel de fibra óptica na região metropolitana e segmentando os computadores em diferentes redes lógicas.

07 - Sistema de Gerenciamento de Acesso à Rede WIFI/VPN da FAI UFSCar

José Antonio Lisboa Santos 

Resumo: Este artigo trata da criação de um sistema de controle de acesso que auxilia a autorização e o gerenciamento de usuários em uma rede sem fio ou VPN de forma rápida e segura. Para tanto, usa-se recursos de SMS para geração e troca de senhas, assim também como e-mails. O controle de acesso é feito através do pacote freeradius, que foi integrado a uma aplicação web desenvolvida. Este sistema também incluiu o gerenciamento centralizado de pontos de acesso à rede sem fio Ubiquiti e o sistema PFSense como roteador de borda. Como resultado, foi possível segmentar as redes no ambiente alvo da pesquisa, separando a rede de visitantes e a rede corporativa. O sistema desenvolvido foi implantado com sucesso na rede FAI/UFSCar e permite o acesso controlado e monitorado à sua infraestrutura de acesso, cumprindo os requisitos estabelecidos.

08 - Infraestrutura de acesso seguro para Home Office

Luciano Aparecido dos Santos

Resumo. A internet nos trouxe inúmeras vantagens, mas uma vem se destacando a cada dia. Com ela, tornou-se possível o acesso remoto a redes corporativas até então utilizadas somente com colaboradores internos. Devido a isso, o termo "home office" ganhou força e o seu uso cresce dia a dia. Essa prática pode ser uma grande chance de evolução de uma empresa, se as vantagens e desvantagens forem analisadas cuidadosamente, e se os funcionários possuírem o perfil adequado para a utilização desse recurso. O avanço e a criação de tecnologias seguras que visam solucionar estas questões vêm se transformando em um grande desafio na área da computação. As empresas buscam meios de trafegar suas informações em ambientes livres de interferências externas. Este trabalho apresenta uma solução de acesso remoto para compartilhamento de recursos computacionais de forma segura, utilizando uma abordagem prática em uma empresa do ramo metalúrgico, adotando a tecnologia de VPN vinculado ao software Pfsense, o recurso escolhido para implantação foi o OpenVPN integrado com certificado digital único para cada colaborador, servidor de autenticação Radius que nos permite habilitar o recurso baseado em OTP (One Time Password), além disso, foi feito um estudo comparativo entre as cinco opções de topologia mais usadas em redes VPN. Será abordado todo o processo, desde a seleção da tecnologia de VPN, a topologia mais adequada, até a implementação em um ambiente cooperativo distribuído.

09 - Virtualização leve – Estudo comparativo entre máquinas virtuais, nativas e containers

Marcelo Araújo Pontes

Resumo. Este artigo tem como intenção comprovar a perda mínima de performance em ambientes de containers em comparação à sistemas operacionais nativos e máquinas virtuais. O estudo executa e compara uma série de testes aplicados sobre recusrsos específicos. Processador, memória, disco e rede são exaustados sob o mesmo hardware para obter os resultados que provam a hipótese

10 - Análise do Ambiente de Videoconferência com foco na Qualidade de Serviço.

Norben Paulus de Oliveira Costa

Resumo: Este trabalho apresenta analise do ambiente de videoconferência e suas características de padrões e protocolos. São abordados fatores que limitam o uso da tecnologia, como: largura de banda, transmissão, atrasos, propagação e perda de sinal. O estudo de caso utiliza a arquitetura de rede deste conjunto de tecnologias denominado videoconferência e mostra resultados na qualidade de serviço e seu desempenho para o mercado.

11 - Reestruturação de Data Centers de Pequenas e Medias Empresas Visando alta disponibilidade com baixo Investimento

Rafael de Araujo Ferro da Silva

Resumo. Foco deste trabalho é apresentar para os donos, gestores, e coordenadores das empresas algumas das possíveis desvantagens manter uma área tão crítica com equipamentos obsoletos ou improvisados apresentando uma conta básica do quanto possivelmente uma empresa pode perder em dinheiro com um ambiente defasado, com uma análise avançada e montar um plano de melhoria para a área de Tecnologia da Informação visando uma infraestrutura mais adequada, melhoria de desempenho da rede.

12 - Desenvolvimento de appliance para testes de qualidade de Internet utilizando Raspberry PI

Rafael Anderson Pucci

Resumo. Este artigo apresenta um estudo sobre a qualidade da internet brasileira do ponto de vista do utilizador, seu conhecimento a respeito das cláusulas de qualidade acordadas com o provedor e sua percepção sobre o serviço contratado. O uso da ferramenta proposta e desenvolvida ao longo do artigo permite obter informações tangíveis para que o consumidor possa reivindicar melhorias e certificar se seu provedor tem cumprido com a cláusula de qualidade proposta.

13 - Artigo para TCC nos cursos de Lato Sensu do Departamento de Computação da UFSCAR

Análise de Overhead entre os protocolos IPv4 e IPv6

Saulo Vieira

Resumo. Este trabalho é uma descrição da análise de overhead entre os protocolos IPv4 e IPv6 com a realização de teste por meio da criação de cenários propícios para análise de sobrecargas. A finalidade deste artigo é certificar há existente ou não de overhead impactante entre os protocolos IPv4 e IPv6. Por fim, com as novas regras da ANATEL de “tarifação por consumo”, busca-se determinar se o tamanho do pacote do protocolo IPv6 trará impacto significativamente no valor da conta paga pelo usuário.

14 - Segurança da Informação com a norma ISO 27002: conceitos, definições, tecnologias e ferramentas

Vishnu-Kshetra Manteli Rocha

Resumo. Este artigo apresenta a atual situação do mundo, em relação à ameaças à Segurança da Informação, com base em diversas pesquisas e, com o intuito de mostrar para as empresas meios de se protegerem, também apresenta os principais requisitos, conforme a ISO 27002, relacionados à Segurança da Informação e as ferramentas de segurança que possibilitam que os requisitos sejam atendidos, com ênfase nas ferramentas desenvolvidas para administradores de rede.

15 - Reorganização e padronização do cabeamento estruturado de uma rede corporativa de uma empresa, baseado nas normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

Wellington Axel de Souza

Resumo. Com o crescimento rápido da empresa e com a rotina do dia a dia, a infraestrutura do cabeamento estruturado que fornece rede e telefonia para toda a empresa acaba ficando desorganizado e mal estrutura, com isso provocando uma série de problemas que afetam o controle e as regras de negócio da empresa. Esse artigo apresenta a reorganização e padronização baseados nas conceituadas normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), e assim prover agilidade, segurança e desempenho uma vez implementado.

 

Revisores:

 

Ânderson Kanegae Soares Rocha

Cleber Moretti

Danilo Pinto da Silva

Emerson Rogerio Alves Barea

Fernando Henrique Ferrarezi Molina

Helio Crestana Guardia

Igor Maldonado Floôr

Igor Vitório Custódio

Jean Menossi

Lourdes Patricia Portugal Poma

Marcelo de Castro

Renato dos Santos Alves

Roan Simões da Silva

Tiago Rosa

« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu