Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Disciplinas

1. Academia Ágil - Dos Conceitos à Implementação de um Projeto

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Valter Vieira de Camargo
COLABORADOR: Gustavo Castellano 

CARGA HORÁRIA: 40h

OBJETIVOS:

Este módulo objetiva capacitar o aluno a atuar como membro de times ágeis, implantar frameworks ágeis em larga escala, vivênciar o dia a dia de um projeto Scrum e desenvolver na prática um projeto ágil.

EMENTA:

  1. Objetivos, ágil vs tradicional, manifesto ágil – complexidade e desafios;
  2. Scrum: visão geral, papéis e cerimônias.
  3. Scrum: introdução do case, formação de equipes, epics, features, user stories, PI Planning e Iteration, Rally, Demo e Retrospectiva.
  4. Framework SAFe.
  5. TDD e XP
  6. DevOps e fechamento

            2. Desenvolvimento de Software com Grails

            PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Prof. Dr. Antonio Francisco do Prado, Prof. Ms. Bruno Lourenço Lopes, Prof. Ms. Ivan João Foschini e Prof. Ms. Rafael Tomé de Souza

            CARGA HORÁRIA: 80h

            OBJETIVOS:

            Expor e utilizar as facilidades oferecidas pelo framework Grails para o desenvolvimento de Aplicações Web com acesso a Bancos de Dados, com apoio de outros frameworks e APIs (Hibernate, Angular, RESTFull, Java Script, etc) que auxiliam o processo de desenvolvimento. Desenvolvimento de Aplicações Web com layouts responsivos para acesso através de dispositivos móveis (celulares, tablets, e outros). Testes Orientando o Desenvolvimento. Prática no desenvolvimento de diferentes Aplicativos.

            EMENTA:

            1. Primeiros passos em Grails - Instalação do framework Grails, visão geral sobre o MVC (Model-View-Controller), criação de cadastros completos (CRUDs) com o Scaffolding, localização e significado dos arquivos de configuração, configuração da persistência dos dados, primeira aplicação.
            2. Classes de Domínio – Definição de classes de domínio, relacionamentos entre classes, definição de restrições, mapeamento no banco de dados, utilização de finds dinâmicos e outras funcionalidades do GORM (Grails Object Relational Mapping) e desenvolvimento e execução de testes unitários.
            3. Controllers – Papel dos controllers no MVC, geração de respostas usando render, response e redirect, desenvolvimento e execução de testes unitários e de integração.
            4. Services – Papel dos services no MVC, utilização com injeção de dependências, controle de transações, desenvolvimento e execução de testes unitários e de integração.
            5. Camada View – Linguagem JavaScript com enfoque no framework AngularJS com grails.
            6. Taglibs – Criação e utilização de taglibs. 
            7. Web services e Arquitetura RESTful - Exemplos de APIs RESTFul utilizando Grails que  contemplem relacionamentos comuns a bancos de dados convencionais, tais como um-para-um, um-para-muitos, muitos-para-muitos, classes de associação e heranças. Customização de  respostas JSON em controladores RESTful.Segurança de APIs RESTFul utilizando Grails. Testes e documentação sobre web services

            3. PLATAFORMA DE SERVIÇOS
             

            PROFESSORES RESPONSÁVEIS:  Prof. Dr. Hélio Crestana Guardia e Prof. Ms. Marcos Augusto Bellezi

            Prof. Dr. Hélio Crestana Guardia

            Bacharel em Ciência da Computação pela UFSCar. Mestre em Ciência da
            Computação pela UFSCar. Doutor em Engenharia Elétrica - Computação e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São
            Paulo. Pós doutorado na Universidade de Cambridge, UK. Professor
            Associado do Departamento de Computação da UFSCar, atuando nas áreas de Sistemas Distribuídos e Redes de Computadores.

             Prof. Ms. Marcos Augusto Bellezi

            Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFSCar, sócio proprietário da Neomundi Internet Ltda, com interesse nas áreas de redes de computadores, realidade virtual, sistemas distribuídos, física computacional e multimídia.

            CARGA HORÁRIA: 40 horas

            OBJETIVOS:

            Capacitar o aluno a instalar e configurar um Sistema Operacional de Rede usando a plataforma Linux. Estudar o gerenciamento de processos e o controle de serviços. Tratar do gerenciamento de contas de usuários, da configuração de permissões e de controles de acesso. Configurar interfaces e endereços de protocolos de rede. Apresentar serviços para compartilhamento de recursos em rede, para acesso remoto e para comunicação na Internet. Apresentar ao aluno os principais serviços disponíveis para a internet, suas capacidades, como configurá-los, ajustá-los e administrá-los.

             

            EMENTA

            1. SERVIDORES DE REDES E APLICAÇÕES. Apresentação e instalação do Sistema Linux. Utilização do sistema com interfaces gráficas e via Shell. Gerenciamento de pacotes de software e atualizações. Gerenciamento de contas de usuários. Sistema de arquivos, permissões e controles de acesso. Gerenciamento de processos e serviços. Configurações de interfaces e protocolos de rede. Configuração de serviços de rede

            2.  INTERNET E SERVIÇOS DE REDES. Principais Serviços de Redes. Instalação, configuração e gerenciamento dos serviços: Web (Apache), E-mail (Postfix), antiSPAM, POP3, IMAP. Estrutura de Servidor de back-end (controle de versões, banco de dados, plataforma de serviços web)

            Oferta da Disciplina: 40 horas de aulas presenciais.

            4. User eXperience [para todos] na Web

            PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Profa. Dra. Vânia Paula de Almeida Néris, Profa. Dra. Kamila Rios da Hora Rodrigues e Profa. Ms. Tatiana Silva de Alencar
            CARGA HORÁRIA: 40h
            OBJETIVOS:
            Propiciar aos alunos um embasamento nos princípios, conceitos e vertentes de User eXperience (UX), explorando suas bases e relações com a Interação Humano-Computador. Também serão detalhados e trabalhados de maneira prática os conceitos de usabilidade e acessibilidade e técnicas para o design e a avaliação de sistemas Web para serem aplicados como vantagem competitiva em mercado. 
            EMENTA:

             

            1. Princípios, conceitos e vertentes de User eXperience (UX) para todos na web.
            2. Técnicas de design e avaliação de usabilidade na web: Personas, guidelines, rapid prototyping – baixa fidelidade, Avaliação Heurística e Testes com Usuário.
            3. Técnicas de design e avaliação de acessibilidade na web: guidelines, rapid prototyping – média fidelidade, Avaliação Simplificada de Acessibilidade, Avaliações semi automáticas

            5. Desenvolvimento de Software em Java

            PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Prof. Dr. Daniel Lucrédio, Prof. Ms. Ivan João Foschini, Profa. Dra. Márcia Luciana Aguena e Prof. Ms. Reinaldo de Oliveira Castro
            CARGA HORÁRIA: 80h
            OBJETIVOS:
            Apresentar a linguagem Java com alguns de seus frameworks e APIs mais utilizados no mercado para desenvolvimento de software em camadas, com acesso a banco de dados e com funcionalidades de negócio que podem ser expostas em múltiplas arquiteturas. O módulo visa tanto o aprendizado da parte tecnológica (ferramentas, frameworks e APIs), como também prover um forte embasamento nas questões da qualidade de código (focando principalmente na legibilidade e reutilização), padrões de projeto e métodos para diminuição da complexidade no desenvolvimento de sistemas de software. O módulo aborda todos os conceitos usando uma metodologia orientada a problemas e por meio de implementação de um estudo de caso de uma aplicação financeira.
            EMENTA:
            1. Java e Qualidade de Código – Orientação a objetos nas perspectivas de qualidade de código e manutenção de sistemas de software. Conceitos e padrões para qualidade de código: Lei de Demeter, Padrões GRASP (General Responsibility Assignment Software Patterns) e Princípios SOLID.
            2. Padrões de Projeto em Java – Aplicação dos principais padrões de projeto criacionais, estruturais e comportamentais em Java para a obtenção de código flexível e reutilizável.
            3. Frameworks de Persistência Objeto-Relacional em Java –Utilização efetiva da Java Persistence API (JPA) como forma de persistência em banco de dados relacionais, abordando as principais formas de mapeamento de classes e relacionamentos para tabelas.
            4. Domain-Driven Design (DDD) com Java – Princípios, conceitos e terminologia de DDD. Aplicação DDD como uma abordagem de desenvolvimento que favorece a diminuição na complexidade de sistemas de software e o ganho na reutilização de código por meio de uma abstração maior na separação dos domínios do problema. Apresentação dos principais padrões de projeto utilizados em DDD.
            5. Java e arquitetura das aplicações na Web: Características das aplicações para Web, Protocolo HTTP, Modelo requisição-resposta, Modelo em múltiplas camadas, Visão geral da plataforma Java para Web, Containers, Frameworks, Servidores, Ferramentas, Camada do cliente, Conteúdo estático (HTML/CSS), Conteúdo dinâmico (Javascript).Tecnologia Java Servlets: Ciclo de vida, Objetos de escopo, Manutenção de estado do cliente.          Tecnologia Java Server Pages (JSP): Ciclo de vida, Conteúdo estático / dinâmico, Expression Language (EL), JSP Standard Tag Library.
            6. Web services e arquitetura RESTful em Java - Utilização do Spring Boot para exposição de regras de negócio como serviços web RESTful. Implementação de mecanismos de segurança para serviços web RESTful. Visão geral sobre testes e documentação de serviços serviços we

            6. Teste Funcional e Estrutural em Aplicações Web e Aplicações Móveis

            PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Prof. Dr. Auri Marcelo Rizzo Vioncenzi e Prof. Dr. Fabiano Cutigi Ferrari

            CARGA HORÁRIA: 40h

            OBJETIVOS:
            Apresentar conceitos e terminologia relacionados ao Teste Funcional e Estrutural, abordando os principais critérios de teste associados, com ênfase em critérios largamente adotados na indústria como o Particionamento de Equivalência, Análise de Valor LImite e Análise de Fluxo de Controle. Apresentar ferramentas que automatizam o teste funcional e estrutural com ênfase nas que apoiam o teste de aplicações Web desenvolvidas em Java e aplicações móveis para Plataforma Android. Demonstrar a integração de arcabouços de teste unitátio ou de ferramentas de captura e reprodução para aplicações web com ferramentas de teste funcional e estrutural.  

            EMENTA:

            1. Conceitos e terminologia sobre Teste Funcional e Teste Estrutural.
            2. Critérios de Teste Funcionais.
            3. Critérios de Teste Estruturais baseados em complexidade, fluxo de controle e de dados.
            4. Automatização de critérios de teste funcionais.
            5. Automatização de critérios de teste estruturais baseados em fluxo de controle.
            6. Integração de arcabouços de teste unitário com ferramentas de apoio ao teste funcional.
            7. Integração de arcabouços de teste unitário com ferramentas de apoio ao teste estrutura.
            8. Integração de ferramentas de captura e reprodução com ferramentas de apoio ao teste funcional e estrutural  

            7. Metodologia de Pesquisa - Revisão Sistemática

            PROFESSOR RESPONSÁVEL: Profa. Dra. Sandra Camargo Pinto Ferraz Fabbri
            COLABORADORA: Elis Cristina Montoro Hernandes  

            CARGA HORÁRIA: 40h

            OBJETIVOS:

            Capacitar o aluno para a realização de levantamento bibliográfico seguindo o processo de Revisão Sistemática, com suporte computacional.

            EMENTA:

            1. Tipos de trabalhos acadêmicos.
            2. A importância do levantamento bibliográfico, principalmente nos trabalhos acadêmicos.
            3. O que é Revisão Sistemática (RS) e Mapeamento Sistemático (MS).
            4. Os processos de RS e MS.
            5. A pesquisa nas máquinas de busca.
            6. A ferramenta StArt.

            8. Tópicos em Desenvolvimento de Software para Web

            PROFESSOR RESPONSÁVEL: Prof. Dr. Sergio Donizetti Zorzo e Fabio Velloso

            CARGA HORÁRIA:  20h

            OBJETIVOS:

            Apresentar ferramentas, metodologias, e estratégias de desenvolvimento de software por empresas de desenvolvimento ou que as utilizam, objetivando trazer ao aluno a engenharia de software empregada no mercado de trabalho.

            EMENTA:

            variável - será composta por palestras que deverão cobrir os tópicos atuais de pesquisa e desenvolvimento na área de Engenharia de Software, como engenharia de negócios, controle de versão, projeto de interface, desenvolvimento ágil de projetos, etc.

            « Novembro 2017 »
            Novembro
            DoSeTeQuQuSeSa
            1234
            567891011
            12131415161718
            19202122232425
            2627282930
            Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

            Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

            Árvore Lato Sensu