Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / I Workshop de Especialização em Gestão de Infraestrutura de TI em Nuvem

I Workshop de Especialização em Gestão de Infraestrutura de TI em Nuvem

Será realizado no dia 29 de novembro de 2014 o I Workshop de Especialização em Gestão de Infraestrutura de TI em Nuvem da UFSCar, com a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso dos alunos concluintes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Infraestrutura de TI em Nuvem.

O formato do Workshop será a divulgação dos trabalhos no saguão do Departamento de Computação durante toda a realização do I Workshop de Especialização em Gestão de Infraestrutura de TI em Nuvem (das 08h às 12h30m) e apresentação do trabalho pelo aluno perante uma banca em 15 minutos, com a seguinte programação:

 

  • 8h - Montagem dos Posters nos Painéis.
  • 8h – 11h15m - Apresentação dos Trabalhos.
  • 11h15m - 12h - Reunião de Avaliação pela Banca.
  • 12h30m - Divulgação do Resultado Final.

 

Trabalhos:

 
01 – Serviço de backup Amazon Glacier na Nuvem para UFSCAR: Estudo de caso

Danilo A. Sichieri

Resumo. Com a demanda cada vez mais alta para armazenamento de dados, as empresas passaram em investir em novas estratégias de backup de dados. Devido aos grandes gastos em infraestrutura de TI, a solução de backup em nuvem ganhou crescimento nos últimos anos. Este artigo analisa o serviço de Backup em Nuvem, Amazon Glacier e sua viabilidade em um ambiente coorporativo..

 

02 - Balanceamento de Carga L4 em SDN para MOODLE

Geriel Compri Junior

Resumo. Este artigo trata de aspectos referentes à solução de balanceamento L4 usando redes definidas por software (SDN) para os acessos a uma ferramenta de educação à distância (Moodle). Para tanto, conceitos relacionados à operação do protocolo OpenFlow são apresentados, bem como da ferramenta Mininet, que permite simular ambientes de redes compostos de switches OpenFlow.  Avaliações conceituais do modelo de balanceamento de carga previsto também são apresentadas.

 

03 - Design e Implantação de Nuvem OpenStack em um Ambiente de Virtualização Legado

Gianpaolo Barci

Resumo. A virtualização tem sido utilizada com sucesso em ambientes corporativos. Com a virtualização é possível gerenciar de maneira flexível os servidores e consolidar recursos. Já com a técnica de nuvem, porém, obtém-se elasticidade, auto-serviço, escalabilidade e uma maior automação. Este trabalho investiga a implantação de uma arquitetura de nuvem sobre uma plataforma de virtualização existente e consolidada em um ambiente corporativo.

 

04 - Sistema de clusters com Rockscluster

Jefferson Roger Moreira

Resumo. Este trabalho tem o objetivo de apresentar o conceito e a funcionalidade da utilização da ferramenta Rockscluster para criação e gerenciamento de cluster. Rockscluster é uma distribuição GNU\Linux baseado em Red Hat\CentOS que permite a rápida instalação e configuração de clusters físicos e virtuais, além de ser de fácil gerenciamento e baixo custo. O sistema Rocks traz por padrão várias ferramentas para computação paralela e distribuída de alto desempenho, além da flexibilidade de diferentes plataformas de hardware coexistir e a eficácia no uso dos recursos de hardware.

 

05 - Um estudo de caso de implantação de DNSSEC em ambiente corporativo multi-site

Marcelo Padovan

Resumo. Com o crescimento dos serviços baseados na Internet, o serviço de resolução de nomes de domínios (DNS) passou a ser alvo constante de ameaças. Diante disso, como o serviço não previa nenhum tipo de confirmação de que os dados estavam sendo recebidos de um servidor verdadeiro, foram elaboradas pelo IETF extensões de segurança para DNS, intituladas DNSSEC. DNSSEC visa a prover autenticação e integridade das respostas DNS obtidas de um determinado servidor. Este artigo descreve características fundamentais do funcionamento de servidores DNS, de seus registros, e trata de recursos e ferramentas usadas para adoção de DNSSEC em uma zona DNS. Além disso, apresenta um roteiro de implementação das extensões de segurança em um domínio, ressaltando as principais configurações aplicadas nos servidores de DNS, sejam eles autoritativos, escravos ou de encaminhamento.

 

06 - Infraestrutura de Rede da BCo – UFSCAR Implementações para melhoria da segurança das informações

Marco Enrico Troiano

Resumo. A Biblioteca Comunitária da UFSCar atende um público heterogêneo, com especificidades de requisitos de serviços e aplicações. Depende muito da sua infraestrutura de rede, entretanto, a despeito da alta dependência, medidas relativas à segurança das informações têm sido negligenciadas. Este artigo apresenta uma visão geral da infraestrutura da rede e propõe medidas que possam minimizar os riscos de interrupção dos serviços em decorrência de problemas oriundos da infraestrutura da rede.

 

07 - Modelos para Implementação de Serviços Corporativos em Nuvem

Murilo da Silva Pinheiro

Resumo. Manter a infraestrutura de um Data Center local, com alta disponibilidade e seguro é caro para empresas e organizações. Por isso, contratar serviços computacionais de provedores de nuvem está se tornando algo cada vez mais comum nas corporações. Este trabalho apresenta uma visão geral do modelo de serviços de Computação em Nuvem (CN) oferecidos pela Amazon Web Services (AWS) e considera suas utilizações em substituição à manutenção de um data centers num ambiente corporativo. Também serão apresentados alguns modelos de referências à arquitetura de nuvem para servidores de alto desempenho, alta disponibilidade, tolerância a falhas, recuperação em casos de desastres e auto-escala.

 

08 - Pentest para auditoria de segurança de rede em ambientes corporativos

Pedro Vinicius Abreu Pavan

Resumo. Esta pesquisa apresenta como tema central diferentes formas de contribuição para o aumento da segurança em redes de sistemas corporativos e propõe a utilização da metodologia conhecida como “Pentest” para detectar os pontos frágeis e possíveis vulnerabilidades. Por meio das técnicas e ferramentas estudadas foi possível apontar as falhas que permitem o acesso não autorizado de atacantes.

 

09 - Identificação dos Usuários em Rede Corporativa

Rafael Vicente Carisani

Resumo. Este artigo trata da identificação de usuários em um ambiente de rede corporativa, por meio do protocolo RADIUS, integrando a autenticação com uma base de dados LDAP. Para tanto, nos computadores clientes, prevê-se o uso do protocolo IEEE 802.1X, que define o transporte das credenciais do usuário e os mecanismos de autenticação. Uma vez autenticado, o protocolo libera o acesso do computador cliente à infraestrutura de rede.

 

10 - Balanceamento de Carga com Apache utilizando mod_proxy na camada L7

Renata Gião Ruy

Resumo: Este trabalho apresenta uma avaliação de diferentes tipos de técnicas de balanceamento de carga utilizando o Servidor Web Apache. São comparados diversos testes de desempenho com as tecnologias oferecidas pelo Apache e aplicadas a plataforma Linux. Os resultados mostram que o balanceamento de carga é uma das formas de solucionar problemas com altas demandas de acesso sem comprometer o total desempenho dos servidores.

 

11 - Serviço Open Source de Bigdata para OpenStack

Roberto Cazalatina de Mattos

Resumo. Este trabalho trata sobre uma infraestrutura de análise de bigdata na nuvem. A ferramenta mais utilizada para esta análise é o Hadoop/MapRduce pois se destaca por sua versatilidade. A infraestrutura em nuvem se mostra mais apropriada para o provisionamento de recursos, pois utiliza um modelo escalável de recursos e vem sendo adotada cada vez mais em um numero crescente de empresas. O objetivo deste trabalho destaca analisar uma ferramenta de provisionamento facilitado de máquinas vituais Hadoop em uma infraestrutura de nuvem privada com o Openstack, utilizando a solução de provisionamento Mirantis/Fuel e seu módulo de instalação facilitado de nós Hadoop: Sahara.

 

12 - Automação da Instalação de Servidores Virtuais da Universidade Federal de São Carlos

Roberto Marcelo Terrabuio

Resumo. Este artigo estuda a utilização da forma automática de instalação de servidores em ambientes virtualizados. É feita a análise de vantagens e desvantagens bem como um comparativo de desempenho entre a opção manual, por imagem e automatizada. Os resultados apontam para a utilização da forma automática em ambientes grandes como os de data center.

 

13 - Estudo e experimentação do StarCluster e suas ferramentas

Rossane Tavares Petreca

Resumo. Este trabalho apresenta um estudo e experimentação de um StarCluster com a utilização de dois métodos distintos, a criação de forma manual e através da utilização de uma imagem pronta da Amazon Web Services. Atualmente existe uma necessidade de processamento de um grande volume de dados e o StarCluster destaca-se como ferramenta eficiente para realização desse processo. Após o estudo concluiu-se ser mais viável a utilização da imagem já pronta disponibilizada pela AWS.

 

Revisores:

Ânderson Kanegae

Antonio Añon Brasolin

Danilo Pinto da Silva

Delton Ravagnolli

Denis Wilson de Souza Oliveira

Diego Roberto Pontes

Emerson Rogerio Alves Barea

Ettore Zugliani

Fernando Henrique Ferrarezi Molina

Helio Crestana Guardia

Igor Maldonado Floôr

Jean Menossi

Ricardo de Freitas Gesuatto

Roan Simões da Silva

Tiago Rosa

Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu