Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

This is SunRain Plone Theme

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / X Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web

X Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web

X Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web Será realizado nos dias 04 e 05 de dezembro de 2020 a décima edição do Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos de forma online. A programação do evento consiste em apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software, sempre pautado no levantamento bibliográfico utilizando a técnica de revisão sistemática.

X Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web

Será realizado nos dias 04 e 05 de dezembro de 2020 a décima edição do Workshop de Especialização em Desenvolvimento de Software para Web no Departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos de forma online.

A programação do evento consiste em apresentações públicas dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos sobre diversos aspectos do processo de desenvolvimento de software, sempre pautado no levantamento bibliográfico utilizando a técnica de revisão sistemática.

VIDEOS - Apresentações em 04/dezembro/2020 e Apresentações em 05/dezembro/2020

Cronograma:

Sexta-feira – 04/dezembro/2020

19h00m -        Apache Kafka e RabbitMQ: Uma Revisão Sistemática sobre suas funcionalidades e performance
Ana Maria Lucatti Santos

Resumo. Serviços de mensageria são altamente utilizados devido à sua baixa latência, alta taxa de transferência, garantia da entrega e a alta disponibilidade do sistema. O objetivo deste trabalho é analisar as vantagens e desvantagens entre o Kafka e RabbitMQ em relação às suas performances e funcionalidades. A metodologia foi conduzida por uma revisão sistemática para analisar os estudos que relatam a análise qualitativa ou quantitativa do Kafka e RabbitMQ. Como resultado, 57 estudos foram identificados e após a remoção de duplicados, 16 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, sendo que os demais foram excluídos por não apresentar os critérios definidos. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Como conclusão, após a leitura dos estudos e sumarização dos dados, observa-se que o RabbitMQ tem a menor latência e utilização dos recursos físicos, e o Kafka apresenta uma taxa de transferência e escalabilidade melhor quando comparado com o outro serviço de mensageria.

 

19h20m -        Dificuldades e benefícios na implementação do DevSecOps
                                André Negrão Brancalion

Resumo: Nessa abordagem relata-se o processo de construção de softwares combinado com segurança e a operações de TI, com o emprego do modo proativo em pensar em segurança como código. A metodologia DevSecOps evita a produção de softwares com códigos inseguros, evitando vulnerabilidades nas fases iniciais do desenvolvimento de uma aplicação, pois identifica-se na jornada do desenvolvimento as possíveis falhas de segurança, planejamento, projeto e codificação. O Objetivo deste trabalho é levantar os benefícios e dificuldades encontradas ao implementar o DevSecOps. Foi realizada uma revisão sistemática, de onde se selecionaram doze artigos, dentre os quais, dez foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos pelo protocolo, e dois foram excluídos por não estarem condizentes com o tema. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos artigos e sumarização dos dados, observa-se que há um número razoável de estudos na área DevSecOps.

 

19h40m -        Revisão sistemática: uso do PWA como uma alternativa de desenvolvimento mobile.
Cezar Santana Godinho

Resumo. Este trabalho contextualiza o uso do PWA (Progressive Web Apps) como uma solução de desenvolvimento de aplicativos moveis, tendo por objetivo evidenciar as vantagens e desvantagens dessa tecnologia no desenvolvimento de aplicativos mobile. Foi empregado como metodologia uma revisão sistemática conduzida para analisar artigos publicados anteriormente. Como resultado foi identificado30 estudos, dos quais 10 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e os demais foram excluídos por não estarem condizentes com tais critérios. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. A análise do estudo evidenciou que o uso da metodologia do PWA está sendo usada como uma opção nos desenvolvimentos de app mobile

 

20h00m -        O uso de metodologias ágeis para o desenvolvimento de software com equipes distribuídas: adaptações, dificuldades e barreiras.
Fábio Alexandre Fontana de Oliveira

Resumo. Esse trabalho tem como objetivo a identificação de metodologias ágeis que estejam aptas para suportar e enfrentar os desafios que o modelo de desenvolvimento distribuído de software apresenta. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse, sendo identificados 28 estudos, dos quais 17 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 9 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que os principais desafios existentes para a aplicação de metodologias ágeis para projetos distribuídos está em manter a interação e comunicação entre os membros do projeto. Foi possível observar que há muitos estudos que abordam o Scrum. Há também, a necessidade de realizar pesquisas que relatem a comparação dos resultados do uso de diferentes metodologias ágeis para o contexto de desenvolvimento de software distribuído.

 

20h20m -        Acessibilidade na Web e seu impacto na otimização para motores de busca: uma revisão sistemática.
Felipe Jorge Sales da Silva

Resumo. A acessibilidade é essencial para conteúdos web e mecanismos de busca utilizam a acessibilidade para indexar dados relevantes em seus websites O objetivo deste trabalho é evidenciar como a acessibilidade de um website tem um impacto positivo para otimização de motores de busca. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Vinte estudos foram identificados, dos quais dezesseis foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. Três foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. De acordo com os dados apresentados a organização semântica tem uma influência direta na pontuação de mecanismos de buscas. A utilização do HTML construído como um padrão semântico se mostra não só como prática de diretriz de um código de qualidade, mas também como ferramenta de acessibilidade. Como resultado da adoção de boas práticas de uso do HTML temos o resultado da otimização em mecanismos de busca. Logo pode-se concluir que existe uma preocupação definida por padrões da Internet com a acessibilidade e por isso sites acessíveis tem a prioridade na indexação. Este estudo relata uma revisão sistemática sobre acessibilidade na web e seu impacto na otimização para motores de busca, 11 artigos foram aceitos e 9 rejeitados. Há poucos estudos na área e há necessidade de se explorar cientificamente este tema.

 

20h40m -        Aplicações Web Progressivas desenvolvidas no lado do cliente como solução: revisão sistemática.
Fernando Jorge Sales da Silva

Resumo. Com o desenvolvimento web moderno hoje temos a opção de utilizar aplicações web progressivas em diferentes sistemas operacionais com recursos nativos. O objetivo é apresentar as principais vantagens do uso de aplicações web como soluções em diferentes ambientes de desenvolvimento. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse, tendo como resultado 18 estudos foram identificados, dos quais 12 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 6 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos trabalhos e a sumarização dos dados observa-se que ainda existem poucos estudos na área de desenvolvimento nativo utilizando PWA. Existe uma necessidade de se explorar a versatilidade desta metodologia. As tecnologias utilizadas neste trablho são baseadas em tecnologias Web simples para construção de soluções completas. O intuito final é reduzir complexidade e atingir resultados satisfatórios e de fácil compreensão utilizando somente Web.

 

21h00m -        Como a aplicação da cultura DevOps pode otimizar o fluxo de entrega de um software.
Guilherme Cabrini da Silva

Resumo. O emprego da Cloud Computing e o uso de ferramentas para o gerenciamento e infraestrutura de software delineou-se um novo perfil de profissional que se trata do DevOps, no contexto da agilidade, colaboração, integração e entrega contínua no processo de desenvolvimento de software. O objetivo deste trabalho é definir o que é DevOps, formas de aplicar em organizações de TI e validar se sua aplicação pode otimizar o fluxo de entrega de um software. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte deste tópico e foram identificados 32 estudos, dos quais 12 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, 19 foram excluídos por não estarem condizentes e 1 foi excluído por estar duplicado. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que a aplicação de DevOps aumenta a velocidade de entrega de software, inclui práticas para o seu monitoramento, aumento de qualidade e promove a colaboração entre os membros da equipe.

 

21h20m -        Integração contínua e entrega contínua: como podem ser um diferencial em seu produto
Itor Isaias da Silva

Resumo. O objetivo deste trabalho é apresentar como que a utilização de integração e entrega contínua podem auxiliar e tornam-se um diferencial em seu produto. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Como resultado, foram identificados 42 estudos, dos quais 10 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo, 31 foram excluídos por não estarem condizentes e 1 foi excluído por estar duplicado. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que a aplicação de integração e entrega contínua trazem grandes benefícios como menos bugs, interações menores, feedback constante e outros, consequentemente se tornando um grande diferencial para seu produto.

 

21h40m -        Estratégias empregadas pelos e-commerces para influenciar a tomada de decisão do usuário.
José Afonso Bueno Vitali

Resumo. Na era do big-data, com tantas opções e variedades de lojas online, somos bombardeados por diversos anúncios, os quais parecem estar nos dizendo de que precisamos. Como esses e-commerces sabem o que queremos e como conseguem nos induzir a compra de um produto ou serviço de que estamos precisando? Este trabalho propõe verificar quais são as estratégias, empregadas pelo varejo, a fim de influenciar na tomada de decisão de uma compra – seja produto, ou serviço.  Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar e selecionar os trabalhos de interesse. A partir base de dados SCOPUS, foram encontrados e selecionados 9 estudos, os quais relatam as diversas táticas abordadas pelas empresas. Conclusões: Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há artifícios computacionais, os quais melhoram a experiência do usuário, influenciando na sua tomada de decisão, assim como há artifícios não-computacionais que também são usados para persuadir os usuários

 

22h00m -        Uma revisão sistemática sobre o desenvolvimento de Web APIs.
Julierme Herrera de Marins Peixoto

Resumo. Com a popularização de Web APIs, devido a crescente adoção de serviços web e aplicativos móveis, este trabalho tem por objetivo mapear as áreas de utilização e as tecnologias no uso de Web APIs. Como metodologia, foi realizada uma revisão sistemática com artigos anteriormente publicados, sendo identificado 99 estudos na etapa inicial, dos quais 16 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 83 estudos foram excluídos por não estarem condizentes. Para realizar esta revisão foi utilizada a base SCOPUS. A análise dos estudos evidencia que as áreas do conhecimento em que as Web APIs são mais usadas são Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas, as tecnologias mais utilizadas para implantação são Java e Python.

22h30m - Reunião da Banca para encerramento dos trabalhos

 

Sábado – 05/dezembro/2020

08h00m -        UX – Um estudo sobre a utilização de técnicas e estratégias de experiência de usuário no ciclo de desenvolvimento de software.
Leonardo Henrique Lopes

Resumo. A experiência do usuário, ou user experience (UX), refere-se às atitudes e comportamentos de uma pessoa durante o uso de um determinado aplicativo ou sistema, englobando as compreensões acerca de utilidade, facilidade de uso e eficiência, assim como sua satisfação de uso. Este trabalho tem como objetivo analisar, por meio de um estudo, as aplicações das técnicas de user experience durante o ciclo de desenvolvimento desses softwares e sua importância para o produto desenvolvido, apresentando os principais pontos e conceitos dessa estratégia de desenvolvimento, bem como os requisitos de utilização e sua aplicabilidade nos produtos. O trabalho também irá apresentar as dificuldades encontradas no processo de utilização dessa estratégia nos produtos desenvolvidos.

 

08h20m -        Utilização das técnicas do método Kanban em desenvolvimento de software e suas vantagens: uma revisão sistemática.
Luiz Henrique de Souza

Resumo. A utilização de metodologias ágeis se torna importante instrumento no desenvolvimento de software. De forma resumida podemos destacar que uma metodologia ágil tem como principal objetivo a entrega de um produto em tempo hábil, menor custo, além de garantir a satisfação do cliente através de feedbacks constantes, devido às entregas realizadas em fases. Além disso, este artigo busca apresentar as técnicas utilizadas na metodologia Kanban, framework em questão, para o desenvolvimento de software e suas vantagens executando uma revisão sistemática com o intuito de reunir estudos com o tema semelhante para coincidir as ideias e reforça-las nesse estudo. softwares e sua importância 

 

08h40m -        Uma revisão sistemática sobre a importância da tecnologia  da informação na tomada de decisões.
Matheus Armando da Silva

Resumo. A dificuldade em tomar decisões é facilmente compreendida quando essa decisão pode mudar o curso de algo. No mundo dos negócios não é tão diferente, com o passar dos anos, o conceito de Sistema de Apoio à Decisão ganhou força, através do avanço tecnológico, esse problema passou a ser tratado como prioridade para as associações, o que gerou uma onda positiva para as informações Tecnologia. Isso se tornou essencial para que as decisões fossem cada vez mais assertivas, gerando críticas ferozes. Após a revisão sistemática, foi possível perceber que os SAD não estão relacionados a uma área específica de estudo, pois estão presentes em áreas completamente diferentes como arqueologia, indústrias com processos completos e até mesmo na medicina podemos encontrar exemplos de redes neurais, big data entre outras ferramentas para apoiar a tomada de decisões.

 

09h00m -        Uma revisão sistemática sobre os benefícios da automação de testes de software.
Matheus de Lima Quintino

Resumo. Criar softwares com qualidade é fundamental no cenário atual, por isso é necessário buscar ferramentas e técnicas que agilizem o processo de desenvolvimento dos softwares, e para garantir a qualidade são realizados os testes nos produtos de software. Conforme o software cresce e fica mais complexo, os testes manuais tendem a serem menos eficazes, e para minimizar esse problema os profissionais recorrem a automação dos testes. A revisão sistemática - apresentada neste trabalho - foi conduzida para avaliar os benefícios que a automação de testes de software pode oferece e expor os problemas que a automação pode gerar. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Foi elaborado uma string de busca que resultou em 16 estudos, destes, metade foram rejeitados por não satisfazerem os critérios propostos para o objetivo desta revisão sistemática. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que a automação dos testes traz muitos benefícios principalmente no aumento da agilidade e confiabilidade, porém testes mal definidos podem gerar gargalo na entrega ágil, pois assim como o código do software necessita de manutenção, os testes automatizados também necessitam. Para obter uma melhores resultados nos testes, alguns autores recomendam utilizar tanto os testes manuais quanto automatizados por serem técnicas complementares.

 

09h20m -        Uma Revisão Sistemática sobre a adesão aos projetos em nuvem.
Natália Souza da Silva

Resumo. A evolução de novas tecnologias são uma nova oportunidade de melhoria no processo das organizações e a computação em nuvem se faz presente no dia a dia das organizações. O objetivo deste trabalho é identificar os impactos e mitigar os riscos na migração para a nuvem. Uma revisão sistemática foi conduzida para analisar os estudos que citam o impacto da adoção da computação em nuvem e informações téoricas. Foram identificados 44 estudos, dos quais 20 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 24 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS Conclusões: Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos na área da computação em nuvem. Há necessidade de explorar mais o fator humano envolvido no processo. Todos os estudos possuem e caracterizam a nuvem com os mesmos pontos positivos, porém difere no que é referenciado aos pontos negativos. Cada estudo possui uma consideração mais especifica a parte sobre o foco de atenção.

 

09h40m -        Segurança de Dados Armazenados na Nuvem: Revisão Sistemática.
Pedro dos Reis de Resende Junior

Resumo. O uso da computação em nuvem está cada vez mais presente, aumentando a facilidade devido sua maior flexibilidade e melhor desempenho, mas existem preocupações relacionadas com a segurança dos dados. Este estudo tem por objetivo compreender as falhas de segurança da computação em nuvem. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar artigos que falam sobre segurança dos dados na nuvem, com o auxílio da ferramenta StArt. Foram identificados 52 estudos, dos quais 10 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 42 estudos foram excluídos por serem estudos duplicados ou por não estarem condizentes com o tema escolhido. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que ainda existe uma preocupação relacionada a segurança dos dados. Diversas soluções são propostas e guias e padrões foram criados para diminuir o risco de invasão dos dados, como por exemplo criptografia.

 

10h00m -        Revisão sistemática sobre as metodologias ágeis no desenvolvimento de software em equipes remotas.
Rafael Carlos Falasca

Resumo. O objetivo deste trabalho é identificar e caracterizar os desafios de se utilizar metodologias ágeis no desenvolvimento de software em equipes remotas. Como metodologia foi conduzida uma revisão sistemática para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse. Como Resultado foram identificados 11 estudos, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 5 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos, observa-se que há muitos desafios ao implementar uma equipe remota, que possa utilizar das metodologias ágeis, principalmente nos problemas de comunicação. Diante do apresentado no estudo, o framework de maior utilização é o Scrum.

 

10h20m -        Quais as melhores práticas para evitar vulnerabilidades e ameaças em sistemas web?
Rafael de Lima Chuque

Resumo. Com o avanço da tecnologia e sua popularização, surge o crescimento na quantidade de serviços disponibilizados através de aplicações web. Esse crescimento veio acompanhado de um aumento constante na quantidade de ataques reportados contra aplicações web. Esse crescimento indica que ainda há muitas falhas de segurança nessas aplicações O objetivo desse trabalho é apresentar quais são as melhores práticas para evitar vulnerabilidades e ameaças em sistemas web. Uma revisão sistemática foi conduzida para sumarizar o estado da arte do tópico de interesse, sendo identificados 17 estudos, dos quais 10 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 7 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que a maioria das técnicas e práticas utilizadas para corrigir essas vulnerabilidades devem ser implementadas pelo desenvolvedor no próprio código da aplicação.

 

10h40m -        ITIL - Um estudo sobre a aplicação da biblioteca na área de suporte ao usuário em empresas que estão migrando serviços desktop para web/cloud.
Renan Mantovanini

Resumo. A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) ou Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação trata de um conjunto integrado de melhores práticas para o gerenciamento da TI, que está correlacionado ao ITSM (Information Technology Service Management) ou Gerenciamento de Serviços de TI de forma que seja oferecida para a organização um framework customizável de boas práticas que podem ser implementadas em partes, de acordo com a ideologia e necessidades organizacionais. Este trabalho objetiva analisar, através de um estudo aplicado em revisão sistemática, os benefícios das aplicações da biblioteca ITIL em organizações de TI como um todo, mas também especificamente na área de Suporte e ainda as diversas formas e possibilidades de implementação, tanto para empresas que possuem sistemas desktop quanto para as que estão migrando seus serviços para web/cloud.

 

11h00m -        Análise da viabilidade da utilização ou construção de uma ferramenta de tradução automática para linguagens de sinais de conteúdos multimídias de sistemas web.
Victor Fernando Conti

Resumo. Aproximadamente 5% da população mundial apresentam algum grau de problema auditivo, o que pode dificultar o acesso dessas pessoas a informação. Tendo isso em vista, esse trabalho realizou um levantamento das ferramentas ou técnicas que podem ser utilizadas para a tradução automática de conteúdo multimídia para uma linguagem de sinais. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática de forma a sumarizar os conteúdos existentes. Inicialmente foram identificados 50 estudos dos quais 5 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo. 45 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que por mais que existam ferramentas para isso, estas apresentam limitações, enquanto que técnicas sendo desenvolvidas com resultados promissores.

 

11h20m -         Revisão sistemática sobre o uso de Deep Learning em Oncologia
André Richard de Assis Baroni

Resumo. O objetivo deste trabalho é descrever as vantagens e desafios do uso de inteligência artificial e deep learning em oncologia. Foi realizado uma revisão sistemática para sumarizar o estado da arte do uso de deep Learning em oncologia. Como resultado foram identificados 11 estudos, dos quais 6 foram aceitos de acordo com os critérios de aceitação definidos no protocolo e 5 foram excluídos por não estarem condizentes. A base de dados utilizada para a pesquisa foi a SCOPUS. Após a leitura dos estudos e sumarização dos dados observa-se que há muitos estudos referente ao uso de deep learning em oncologia. É possível notar ainda que essa área de pesquisa está crescendo muito, a inteligência artificial está sendo empregada em vários pontos da oncologia, desde o prognóstico até o a identificação de qual é o tratamento ideal.

 

12h00m - Encerramento dos Trabalhos

 

 

 

 

 

Árvore Símbolo do Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Computação

Árvore plantada na cerimônia de conclusão de curso da primeira turma do curso de Pós Graduação "Lato Sensu" em Computação - Desenvolvimento de Software para Web, no ano de 2004.

Árvore Lato Sensu